sábado, 18 de abril de 2009

Respostas dos Exercícios - 3° Ano Cap. 15

CAPÍTULO 15 - DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS - GUIA DE ESTUDO

1. População biológica é um grupo de indivíduos de mesma espécie que convivem em determinada área geográfica. A população é uma unidade importante no estudo da Ecologia porque evolui e se adapta ao ambiente, comportando-se de forma dinâmica no ecossistema.

2. Densidade populacional é o número de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada área ou volume:
Densidade Populacional = (Número de Indivíduos)/(Área ou Volume)
A densidade das populações humanas, denominada densidade demográfica, é calculada a partir de recenseamentos periódicos, os censos demográficos. Por exemplo, o censo realizado no ano 2000 mostrou que a população brasileira estava constituída por 169 milhões de pessoas distribuídas pêlos quase 8,5 milhões de quilómetros quadrados de superfície do território nacional. Assim, a densidade demográfica do Brasil, naquele ano, era de 19,8 habitantes por quilómetro quadrado (hab./km2).

3. Taxa de crescimento de uma população é a variação (aumento ou diminuição) no número de indivíduos em determinado intervalo de tempo. Fala-se em taxa de crescimento absoluto quando não se leva em conta o tamanho da população, mas apenas a variação do número de indivíduos no período considerado. Essa relação está expressa no esquema a seguir:
Taxa de Crescimento Absoluto= (Nf-Ni)/t
em que
Ni = número de indivíduos no início do período considerado; Nf = número de indivíduos no final do período considerado; t = duração do período considerado.

4. Taxa de crescimento relativo é a variação do número de indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial. Para se determinar a taxa de crescimento relativo toma-se o número de indivíduos da população no tempo final (Nf), subtrai-se dele o número de indivíduos da população no tempo inicial (Ni), e divide-se o resultado obtido pelo número de indivíduos que havia na população no tempo inicial (Ni). Com isso, determina-se a taxa de crescimento em relação ao tamanho da população.
Taxa de Cresc.Relativo= (((Nf-Ni))/Ni)/t
Para uma população em que o número inicial de indivíduos era 10.000 e passou a 40.000, em 3 horas, TCR = (40.000- 10.000)/ 10.000 / 3 h = 1 indivíduo / hora. Para outra em que o número inicial de indivíduos era 200.000 e passou a 500.000, em 3 horas, TCR = (500.000 - 200.000) / 200.000 / 3 h = 0,5 indivíduo / hora.

5. O crescimento de uma população é determinado, fundamentalmente, por dois fenómenos opostos: a natalidade (número de indivíduos que nascem) e a mortalidade (número de indivíduos que morrem). Outros fatores que também afetam o tamanho de uma população são a imigração, que é a entrada de novos indivíduos na população, e a emigração, que é a saída de indivíduos da população.

6. Na espécie humana, costuma-se expressar a taxa de natalidade como o número de crianças nascidas no período de um ano para cada 1.000 habitantes da população. Analogamente, taxa de mortalidade é o número de óbitos (mortes) ocorridos no período de um ano para cada 1.000 habitantes da população. Ao expressarmos esses números por 1.000 habitantes, estamos "relativizando-os", ou seja, tornando-os comparáveis aos de outras populações. Por exemplo, se ocorreram dois nascimentos no ano em uma população de 1.000 habitantes, a taxa de natalidade é igual a 2 /1.000, o dobro da taxa de natalidade de uma população de 4.000 habitantes na qual tenham nascido 4 pessoas no ano (4/4.000 ou 1/1.000).
Taxa de natalidade = Número de nascimentos no ano/1.000 pessoas
Taxa de mortalidade = Número de mortes no ano/1.000 pessoas

7. índice de fertilidade é o número médio de descendentes produzidos por uma fêmea durante seu período reprodutivo. Na espécie humana, se uma população tiver índice de fertilidade igual a 2, isso significa que a média de filhos de um casal é 2; nesse caso, os filhos da geração seguinte simplesmente substituem seus pais, em termos do número de pessoas da população. Em outras palavras, a população tende a se manter estável. Por isso, costuma-se dizer que, com um índice de fertilidade igual a 2, a reprodução atua em nível de substituição da geração anterior Se o índice de fertilidade for superior a 2, isso indica uma tendência ao crescimento populacional; se for inferior a 2, indica diminuição do tamanho da população.

8. Potencial biótico é a capacidade de crescimento pleno de uma população biológica.

9. Resistência do meio é o conjunto de fatores ambientais que limitam o crescimento de uma população. Em condições natu rais, o potencial de crescimento de uma população é limitado pela disponibilidade de alimento, de espaço e de abrigo, além do fato de poderem existir predadores, parasitas e populações competidoras. A resistência do meio aumenta proporcionalmente ao aumento da densidade populacional, até se atingir um ponto em que as taxas de natalidade e de mortalidade sejam equivalentes e o número de indivíduos da população permaneça mais ou menos constante ao longo do tempo.

10. Carga biótica máxima do meio é o tamanho máximo de determinada população que um ambiente pode suportar.

11. Segundo o princípio da exclusão competitiva, se duas espécies apresentam nichos ecológicos muito semelhantes, elas tendem a competir acirradamente e, provavelmente, uma acabará eliminando a outra ou a forçará a emigrar.

12. Os principais fatores ambientais que limitam o crescimento de uma população são: densidade populacional, disponibilidade de alimentos, competição entre os indivíduos da própria espécie (competição intra-específica), competição entre indivíduos de espécies diferentes (interespecífica), predatismo e parasitismo. Uma população em equilíbrio pode sofrer os efeitos do aumento da intensidade de um ou mais fatores limitantes, o que causa diminuição do tamanho populacional. O abrandamento de um fator limitante, por outro lado, pode determinar maior taxa de crescimento. Os fatores limitantes variam constanternente de intensidade, o que acarreta flutuações no tamanho das populações naturais.

13. Pirâmides de idade, ou pirâmides etárias, são representações gráficas que expressam a distribuição dos indivíduos de uma população por faixas de idade. Populações jovens, com alta taxa de crescimento, têm gráficos realmente em forma de pirâmide, com a base mais larga que o ápice, o que indica elevada taxa de natalidade. Em populações que controlam a natalidade, o gráfico pode perder a forma de pirâmide, sendo a base, em certos casos, mais estreita que o ápice. A análise de pirâmides de idade pode revelar futuras tendências da população. Por exemplo, uma população com muitas pessoas na faixa de idade entre 0-14 anos (pirâmide de base larga) indica que, nos anos seguintes, grande número de pessoas entrará na idade reprodutiva, o que permite prever crescimento da população nos próximos anos.

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger