sábado, 25 de abril de 2009

Importância de reservas Ambientais

Reservas ambientais, mesmo com a presença de estradas, protegem a Amazônia de incêndios



Estrada dentro de unidade de conservação na Amazônia. As reservas protegem a mata de incêndios associados à construção e pavimentação de estradas, embora sua eficácia não seja total (foto: Anna Cota).
As reservas ambientais na Amazônia realmente protegem a floresta contra queimadas? O estudo de um grupo de cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, confirma que sim, mesmo quando essas reservas são cortadas por estradas. Estudos anteriores haviam sugerido que essas vias são as maiores indutoras de desmatamento e incêndios na floresta.

Para rastrear os focos de incêndio na Amazônia brasileira, o trio norte-americano analisou as informações referentes ao período de 1996 a 2006 fornecidas por três sistemas de sensoriamento remoto por satélite. Os pesquisadores também dividiram os estados que compõem o território amazônico entre áreas de baixo e de alto impacto humano e separaram as reservas entre parques de proteção total, áreas de uso limitado e reservas indígenas.

“Nosso estudo comprovou que cerca de 90% das queimadas detectadas na Amazônia estavam a menos de 10 km de estradas”, conta à CH On-line a bióloga Marion Adeney, autora principal do artigo publicado esta semana  na revista PLoS One. “No entanto, percebemos que há uma incidência muito maior de incêndios perto de estradas fora de reservas do que em seu interior.”

Como os cientistas esperavam, a maior quantidade de focos de incêndios (88%) foi encontrada nos estados de alto impacto humano (Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão), justamente pelo fato de possuírem mais estradas. “Essa informação mostra que, mesmo que as reservas tenham menos focos de incêndios que áreas não protegidas, sua maior efetividade depende da localização”, pondera Adeney.

Localização conta mais


Mapa dos focos de incêndio na Amazônia brasileira. Os pontos vermelhos são os focos detectados pelos satélites usados na pesquisa. As áreas verde-escuras (reservas) apresentam menos focos de incêndios de que as verde-claras. Ainda assim, é possível verificar que a região de alto impacto humano (abaixo da linha amarela) tem significativamente mais queimadas que a de baixo impacto, mesmo nas reservas ambientais (reprodução / PLoS One - clique no mapa para ampliá-lo).
A localização das reservas é mais relevante para a ocorrência de incêndios do que a categoria em que ela se enquadra. Em regiões mais remotas, há menos estradas e, portanto, reservas habitadas e inabitadas têm baixos índices de incêndios. Já em áreas de impacto humano mais alto, o número de estradas e de pessoas é maior, e tanto reservas habitadas quanto inabitadas mostraram uma incidência significativamente maior de incêndios.

“Enquanto reservas de proteção absoluta podem ser melhores para a preservação da biodiversidade, nosso estudo mostra que, para proteger a mata, reservas habitadas, como as extrativistas, também são eficientes”, afirma a bióloga.

O estudo também mostrou que, durante as secas provocadas pelo fenômeno climático El Niño, há muito menos focos de incêndio nas reservas em comparação com as áreas sem proteção.

O estudo de Adeney mostrou que, embora não tenham eficiência total, as reservas são uma ferramenta importante para atenuar os impactos do desenvolvimento na Amazônia. “As reservas criadas em março deste ano ao longo da BR-319 [que liga Porto Velho a Manaus], feitas para reduzir o impacto ambiental da pavimentação da estrada, por exemplo, são uma evidência de sua importância”, conclui a autora.


Isabela Fraga

Fonte: Ciência Hoje On-line
http://cienciahoje.uol.com.br/142363
08/04/2009

Aparelho Circulatório






 
Aparelho Circulatório
Partes circulatórias do corpo humano
      O coração começa a bater por volta do 22º ao 24º dias, iniciando assim a circulação sanguínea no embrião e seus anexos.
        Os primeiros vasos sanguíneos aparecem no mesoderma que reveste o saco vitelino. Aí formam-se pequenos acúmulos de células, as ilhotas de Wolff, que diferenciam-se em células endoteliais. As células situadas mais ao interior tornam-se livres e diferenciam-se em células sanguíneas primitivas.
       
Por volta da quarta semana surgem os vasos intra- embrionários que se ligam à rede vascular do saco vitelino através dos vasos vitelinos e também dos vasos umbilicais.
Com cerca de 26 dias o sistema cardiovascular embrionário é como esquematizado.
    Desenvolvimento do coração: durante a gastrulação o mesoderma cardiogênico sofre um processo que o divide em dois folhetos: um visceral e outro parietal que delimitam a futura cavidade pericárdica.
  

  Desenvolvimento do coração
                                                                                                   No folheto visceral formam-se ilhotas de células mesenquimais que confluem compondo dois tubos endocárdicos próximos a endoderma, que mais tarde se fundem formando um tubo cardíaco único. Simultaneamente a esplancnopleura forma um espessamento que originará o miocárdio e o folheto visceral de pericárdio.
   







Desenvolvimento do coração
No tubo cardíaco dessa fase é possível reconhecer o bulbo aórtico, o bulbo cardíaco, o ventrículo primitivo, o átrio primitivo e o seio venoso. A etapa seguinte do desenvolvimento compreende uma torção do tubo cardíaco e a septação de suas câmaras, que deixam de estar em série e ficam lado a lado.
    


Desenvolvimento dos vasos: A medida que ocorre a formação do tubo cardíaco tem início o processo de formação dos vasos. Eles surgem basicamente da mesma maneira que os vasos existentes no territórios extra- embrionário. Células mesenquimais se diferenciam adquirindo forma de tubos cilíndricos apresentando uma luz. Esses tubos se fundem originando os vários vasos do feto.

Fonte: Portal Biomania

Biopirataria na Amazônia

      Os brasileiros são extremamente zelosos quando se trata de proteger a imensa riqueza em biodiversidade da Amazônia. Assim, em função de um contrato mal feito entre a Bioamazônia (uma organização social criada com o incentivo do governo) e a multinacional suiça da área farmacêutica e biotecnológica, a Novartis, destinado a fazer bioprospecção de plantas de interesse comercial da região amazônica, o governo brasileiro baixou uma medida provisória (MP 2052, 29/06/2000) proibindo (até sua regulamentação em 30/12/2000) a saída de material genético do Brasil para outros Estados do Brasil e Exterior. Isso tem gerado um certo mal-estar entre algumas instituições de pesquisas nacionais devido ao fato da regulamentação brasileira ter colocado no mesmo nível tanto a biopirataria propriamente dita, como o legítimo intercâmbio de material biológico entre cientistas brasileiros e com seus colegas do exterior.
          Biopirataria, na verdade, é um termo novo para um problema velho. Quem não sabe que cientistas inglêses contrabandearam sementes da árvore da borracha no final do século passado para transformá-la nas imensas plantações de seringa nas suas colônias na Ásia? Isso redundou na decadência dos seringais nativos da amazônia e na inviabilidade econômica dessa atividade na região. Do mesmo modo, brasileiros contrabandearam as sementes do café da Guiana para as terras brasileiras, redundando num ciclo de prosperidade conhecido na história do Brasil como ciclo do Café.
       A biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna mas principalmente, a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais. Ainda existe o fato de que estas populações estão perdendo o controle sobre esses recursos. No entanto, esta situação não é nova na Amazônia.
Este conhecimento portanto, é coletivo, e não simplesmente uma mercadoria que se pode comercializar como qualquer objeto no mercado.
Porém, nos últimos anos, através do avanço da biotecnologia, da facilidade de se registrar marcas e patentes em âmbito internacional, bem como dos acordos internacionais sobre propriedade intelectual, tais como TRIPs, as possibilidades de tal exploração se multiplicaram.
No entanto, existem também esforços para reverter este quadro:
  • Em 1992, durante a ECO-92 no Rio de Janeiro, foi assinado a Convenção da Diversidade Biológica que visa, entre outros, a regulamentação do acesso aos recursos biológicos e a repartição dos benefícios oriundos da comercialização desses recursos para as comunidades.
  • Em 1995, a Senadora Marina Silva (a partir de 2003, Ministra de Meio Ambiente do Brasil) apresentou um projeto de lei para criar mecanismos legais para por em pratica as providências da Convenção da Diversidade Biológica.
  • Em Dezembro 2001, Pajés de diferentes comunidades indígenas do Brasil formularam a carta de São Luis do Maranhão, um importante documento para OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual da ONU), questionando frontalmente toda forma de patenteamento que derive de acessos a conhecimentos tradicionais.
  • Em maio de 2002, dez anos após a Eco 92 houve em Rio Branco - Acre, o workshop "Cultivando Diversidade". 0 evento foi realizado pela ONG internacional GRAIN (Ação Internacional pelos Recursos Genéticos) em parceria com o GTA-Acre. Participaram deste evento mais de 100 representantes de agricultores, pescadores, povos indígenas, extrativistas, artesãos e ONGs de 32 países da Ásia, África e América Latina, os quais formularam o "Compromisso de Rio Branco", alertando sobre a ameaça da biopirataria e requerendo, entre outros, que patenteamento de seres vivos e qualquer forma de propriedade intelectual sobre a biodiversidade e o conhecimento tradicional sejam banidos.
        Entretanto, estes esforços parecem tímidos quando comparados à ganância dos especuladores e das empresas multinacionais que vêm cada vez mais se apossando, de maneira indescente, das riquezas da Amazônia.

Fonte: Portal Biomania

Síndrome do Duplo Y

São casos de homens com cariótipo 47,XYY. A freqüência dessa anomalia é de duas ocorrências em cada mil nascimentos. Verificou-se, porém, que, entre criminosos, essa freqüência chega a 3%. Os homens afetados não apresentam anormalidades específicas, a não ser estatura acima da média da população.


Nota: Cromatina sexual ou corpúsculo de Barr, corpúsculo presente junto à cariomembrana, bem corável, e só presente nas mulheres. Importante para o diagnóstico do sexo genético num pseudo-hermafrodita.
O número de corpúsculo de Barr = nº de cromossomo X - 1. Nas fêmeas normais = a 2X -1 = 1.

Fonte: Portal Biomania

Crise deverá atingir o tratamento de portadores de HIV


O tratamento com remédios do qual depende a vida de até 1,7 milhão de pessoas com HIV está ameaçado devido às pressões orçamentárias provocadas pela crise financeira global, segundo uma análise divulgada na sexta-feira pelo Banco Mundial.

Uma pesquisa sobre o impacto da recessão econômica em 69 dos países mais pobres do mundo mostrou que 15 acreditam estar "altamente expostos" ao risco de interrupção dos medicamentos antirretrovirais devido ao declínio nos recursos externos e domésticos.

Os resultados acentuam o risco para as vidas humanas e de resistência ao medicamento, após a rápida expansão do tratamento contra HIV para 3,4 milhões de pessoas ao redor do mundo desde o início da década.

Eles se somam aos recentes alertas do Banco Mundial de que saúde, educação e outros serviços sociais sofrerão uma pressão severa, com um estudo sobre crises financeiras anteriores sugerindo que entre 200 mil a 400 mil crianças com menos de cinco anos morrem a mais a cada ano em consequências de cortes orçamentários.

Joy Phumaphi, vice-presidente do Banco Mundial para desenvolvimento humano e ex-ministra da saúde de Botsuana, disse: "Este novo relatório mostra que as pessoas com Aids podem estar em risco de perder seu lugar no bote salva-vidas. A recessão econômica global representa uma bola de demolição contra o crescimento e progresso dos países em desenvolvimento".

Com a relutância dos governos em suspender o tratamento aos pacientes que já estão sendo tratados, os dados sugerem que os programas de prevenção e outras políticas voltadas a conter a rápida disseminação da doença são os que podem sofrer mais.

Trinta e quatro países, representando três quartos das pessoas que convivem com o HIV, disseram esperar que os programas de prevenção ao HIV para aqueles com maior risco de infecção serão afetados de forma negativa.

Jon Liden, do Fundo Global de combate à Aidas, tuberculose e malária, disse: "Todos sabiam que após iniciado, o fornecimento contínuo de medicamentos era uma promessa para toda a vida. Nós estamos falando de uma série de compromissos globais que o mundo não pode abandonar".

Ele disse que o fundo conta com compromissos de seus governos doadores pelo menos até 2011-2012, apesar de haver sinais de um possível arrocho na mais recente rodada de pedidos, a nona.

Segundo Liden, o fundo pode estar disposto a considerar mais rapidamente recursos adicionais para os países que pedirem ajuda para resolver crises orçamentárias de curto prazo, visando manter os gastos em saúde.

Entretanto, ele destacou que pedidos neste sentido ainda não foram feitos, e que o fundo não estaria disposto a autorizar a ajuda adicional caso o dinheiro fornecido permita que os países desviem seus orçamentos domésticos para atividades não ligadas à saúde, como defesa.

O Banco Mundial disse que os pedidos de ajuda por parte dos países em desenvolvimento para o atual ano financeiro triplicaram em comparação há 12 meses, em um sinal dos esforços para evitar os efeitos da recessão. Até o final de seu ano financeiro em 30 de junho, ele prevê uma autorização de US$ 3,1 bilhões, em comparação a US$ 1 bilhão no mesmo período no ano passado.

Fonte: Universo On Line

Poema "O Bicho"

O Bicho

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.


Manuel Bandeira


Alunos do 3º ano deverão criar uma paráfrase do mesmo poema para uma nota parcial.

Paráfrase: C
onsiste em, reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. A paráfrase mantém o sentido do texto original.
Paráfrase representa uma reescritura do texto original com novas palavras sem que o sentido do mesmo seja modificado. Assim, a paráfrase é uma reprodução da idéia do autor com as palavras do discente (aluno), utilizando-se de sinônimos, inversões de períodos, etc. Trata-se de reescrever o texto original com as palavras do aluno, mas sem alterar o sentido. O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a idéia do texto. Além disso, são exigências de uma boa paráfrase:
1.Utilizar a mesma ordem de idéias que aparece no texto original.
2.Não omitir nenhuma informação essencial.
3.Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original.
4.Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Perigos da Obesidade

A obesidade, uma epidemia contagiosa

Já sabíamos que as causas da obesidade estavam mais ligadas aos hábitos alimentares e aos estilos de vida que aos factores genéticos. Todos sabemos que o "eu quase que não comi nada" é das frases mais subjectivas que existem.

Hoje, foi publicado um artigo interessantíssimo no The New England Journal of Medicine em que se conclui haver transmissão da obesidade através das relações sociais, sendo a probabilidade de "contrair" a doença tanto maior quanto maior for à proximidade social, o que releva a necessidade de uma abordagem à obesidade não apenas como um problema clínico mas também como um problema de saúde pública.

Fonte: http://www.peliteiro.com/2007/07/obesidade-uma-epidemia-contagiosa.html

Obesidade

Definição: Problemas de saúde causados pela obesidade, alimentação calórica, ganho de peso, nutrição, doenças causadas pela obesidade, gordura, obesidade mórbida, prevenção

Introdução

A gordura excessiva dentro de nosso organismo leva a um quadro conhecido como obesidade. Esta gordura pode ser geral ou localizada, mas em ambos os casos, ela se apresenta acima do limite necessário ao metabolismo.

Informações sobre a obesidade

O corpo humano possui um complexo mecanismo que tem por função manter o peso corpóreo constante, isto ocorre através do controle entre ingestão e perda energética (caloria = energia).

O peso de nosso corpo é resultado de sua composição (ossos, órgãos, massa muscular, fluidos, tecido adiposo). A perda ou o ganho de peso está ligado, principalmente, as alterações ocorridas em nossos depósitos de gordura.

As gorduras mais importantes para as funções metabólicas são armazenadas na forma de triglicerídeos, em depósitos compostos por tecido adiposo.

O nível adequado de gordura é diferente entre homens e mulheres. Na mulher, a gordura essencial inclui a adicional que varia de 5 a 9% . No homem, a gordura adequada equivale de 12 a 15% de seu peso, sendo que a essencial pode variar de 4 a 7%.

A gordura essencial, como o próprio nome já diz, é essencial para ambos os sexos, pois ela é extremamente necessária para o equilíbrio fisiológico de nosso corpo.

A gordura armazenada é aquela que se acumula no tecido adiposo (abaixo da pele). Ela serve como um tipo de barreira que protege os órgãos contras possíveis traumas.

O acúmulo excessivo de gordura é muito prejudicial à saúde, pois, pode ocasionar males como as doenças cardiovasculares. Seu estágio mais avançado é conhecido como “obesidade mórbida”.

Nesta fase, o indivíduo apresenta dificuldade de locomoção e seu sistema circulatório já não consegue levar os nutrientes necessários para todas as partes do corpo, uma vez que o volume de sangue já não será mais suficiente para sustentar todo este excesso.

Fonte: Portal Biologia

BlogBlogs

 
Powered by Blogger