domingo, 19 de abril de 2009

Respostas - 1° Ano - 1° Aprender Biologia - Aula 05

Aula 05 – Química da Vida III

Complementação do Texto

• Resposta:

(1) infância

(2) pâncreas

(3) maus

(4) energia

(5) circulação

(6) células

(7)hormônio

1. • Resposta:

1.1. & 1.2.

Variável

2. • Resposta:

O Local correto para o encaixe do parágrafo omitido é o (B).

• Nota explicativa:

Percebe-se que o parágrafo situado imediatamente antes de (B) refere-se à importância da insulina para fazer a glicose sair do sangue e entrar nas células, enquanto o parágrafo imediatamente após (B) fala já de dois problemas simultâneos à obesidade: o excesso de açúcar nas células gerando "resistência à insulina" e o esgotamento do pâncreas. O parágrafo omitido diz que "se a célula receber glicose demais, só vai usar uma parte; o restante é transformado em gordura e armazenado - é por isso que comer carboidrato demais engorda tanto". Fica evidente que seu teor, falando do recebimento excessivo de glicose pelas células, a consequente obesidade e a informação de que, por isso, comer carboidrato demais engorda, faz a ligação entre os dois parágrafos antes e depois de (B).

3.• Resposta:

Pessoal, variável, dependente do próprio aluno.

4.

• Resposta: O excesso de carboidratos satura o organismo com moléculas de açúcares, induzindo o pâncreas a produzir sobrecarga de insulina. A insulina excessiva gera resistência da célula ao hormônio, implicando numa redução drástica da absorção de glicose pelas células. O açúcar passa a se concentrar no sangue, provocando hiperglicemia e suas consequências. É o diabetes tipo-2.

5. • Resposta: Item (b) - transformar-se em gordura.

• Nota explicativa: O organismo é programado para não desperdiçar energia. A energia contida nos carboidratos é normalmente extraída, nas células (mitocôndrias), para uso nas diversas atividades do organismo que demandam energia. Entretanto, a energia excedente, em vez de desperdiçada, é armazenada para possíveis necessidades na forma de gordura, pois estas moléculas, além de mais estáveis que os carboidratos, podem conter mais energia, ocupando menor espaço.

6.

• Resposta:

Todos os itens devem ser marcados.

( X ) Andar (X ) Pensar ( X ) Fazer abdominais ( X ) Jogar futebol (X ) Levantar peso

( X ) Escrever ( X ) Tocar um instrumento musical

7. • Resposta:

Se uma pessoa apresenta resistência à insulina, isso significa que este hormônio não consegue mais produzir nas células o efeito necessário de induzir a absorção de glicose. Injetá-lo, portanto, só aumentará a resistência que as células já têm à insulina.

• Nota explicativa: A injeção de insulina é mais comum em diabéticos do tipo-1, tendo em vista que nestes o pâncreas não mais funciona. Os diabéticos do tipo-2 muitas vezes têm o pâncreas funcionando normalmente, produzindo insulina, porém esta não provoca mais o efeito esperado. Por isso estes diabéticos, quando em descontrole, emagrecem rapidamente, devido à "fome" de suas células que, privadas da principal fonte de energia, a glicose, passam a consumir todas as suas reservas, inclusive de proteínas. O doente perde gordura e massa muscular. Além de uma rigorosa dieta, é comum que os médicos receitem a estes pacientes medicamentos por via oral que aumentam a sensibilidade das células à insulina, permitindo, ao mesmo tempo, que a glicose volte a ser absorvida e a glicemia diminua, poupando o pâncreas da sobrecarga que vinha sofrendo. Entretanto, vale salientar que há casos de diabetes tipo-2 cuja evolução acaba demandando injeções de insulina, porém isto não é o mais comum.

8. • Resposta:

Cidades

Percentuais de diabéticos

(1)

Rio de Janeiro

(5)

8,89

(2)

Recife

(1)

7,47

(3)

São Paulo

(9)

6,48

(4)

Belém

(10)

7,60

(5)

Porto Alegre

(2)

6,42

(6)

Salvador

(6)

7,87

(7)

João Pessoa

(8)

5,22

(8)

Brasília

(7)

7,95

(9)

Fortaleza

(3)

9,66

(10)

No Brasil

(4)

7,16

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger