quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cientistas afirmam ter criado espermatozoides em laboratório

A última novidades das células tronco! Estão criando espermatozóides a partir delas. Bom ao menos é o que dizem... Vejam esse texto tirado do site do uol:

Uma equipe de cientistas de Newcastle, na Inglaterra, anunciou ter criado espermatozoides em laboratório pela primeira vez no mundo.

Os pesquisadores acreditam que, eventualmente, seu trabalho poderia ajudar homens com problemas de fertilidade.

Outros especialistas, no entanto, não se convenceram com os resultados.

Em um artigo publicado pela revista especializada Stem Cells and Development, a equipe de Newcastle diz que seriam necessários pelo menos mais cinco anos até que a técnica seja aperfeiçoada..

b>Células tronco

Os cientistas começaram a pesquisa com linhagens de células tronco derivadas de embriões humanos doados após tratamentos de fertilização artificial.

As células tronco foram removidas dos embriões masculinos com poucos dias de vida e armazenadas em tanques de nitrogênio líquido.

As células tronco então foram trazidas à temperatura do corpo e colocadas em uma mistura química que estimulou seu crescimento. Elas foram "rotuladas" com um marcador genético para que os cientistas pudessem identificar e separar aquelas que dão origem a óvulos e espermatozoides.

As células tronco masculinas passaram pelo processo de meiose, dividindo pela metade seu número de cromossomos. As células sexuais (óvulos e espermatozoides) tem apenas 23 cromossomos, enquanto todas as outras células do corpo têm 23 pares de cromossomos, num total de 46.
O processo de criar e desenvolver os espermatozoides durou de quatro a seis semanas.

Entendendo os espermatozoides
Os cientistas da Universidade de Newcastle afirmam que os espermatozoides criados no processo alcançaram maturidade e mobilidade, e produziram um vídeo documentando os resultados.

O professor Karim Nayernia, da Universidade de Newcastle e do NorthEast England Stem Cell Institute disse que "este é um avanço importante, já que vai permitir aos pesquisadores estudar em detalhes como os espermatozoides se formam e levar a uma melhor compreensão sobre a infertilidade entre os homens â?" por que ocorre e o que a causaria".

"Esta compreensão poderia nos ajudar a desenvolver novas formas de ajudar casais que sofrem de infertilidade para que possam ter um filho que seja geneticamente deles."

"Isto também permitiria aos cientistas estudar como as células envolvidas na reprodução são afetadas por toxinas, por exemplo, ou por que meninos jovens com leucemia que passam por quimioterapia podem ficar inférteis para o resto da vida â?" e possivelmente levar a uma solução."
Mas o biólogo Allan Pacey, especialista em espermatozóides da Universidade de Sheffield, disse que não estava convencido de que os espermatozoides tenham se desenvolvido totalmente.

"A qualidade das imagens não tem resolução suficientemente alta e eu precisaria de mais dados. Eles são espermatozoides jovens, mas seriam necessários testes funcionais para saber exatamente o que foi alcançado."
Os espermatozoides produzidos em laboratório não podem ser usados em tratamento de infertilidade, já que isso é proibido pelas leis britânicas. Os cientistas de Newcastle afirmam que são necessários pelo menos mais cinco anos para que a técnica seja aperfeiçoada.
A pesquisa também levantou algumas questões éticas. Josephine Quintavalle, do grupo Comment on Reproductive Ethics (Corethics), afirmou que "este é um exemplo de loucura imoral. Embriões humanos perfeitamente viáveis foram destruídos para a criação de espermatozoides sobre os quais haverá grandes questões sobre sua saúde e viabilidade".

"É tirar uma vida em ordem para, talvez, criar outra. Sou muito a favor de curar a infertilidade, mas não acho que você possa fazer o que quiser."

Fonte: http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/07/08/ult2282u1714.jhtm .
--------------------------------------------------


Blog Biologia - Danbio - Seu blog site de biologia - bio blog - blog template biologia - blog de biologia

terça-feira, 7 de julho de 2009

Pesquisadores apresentam fósseis de 'crocodilo-tatu'

Olha só que interessante... Aproveitando essa minha onda de Dinossauros vejam o Crocodilo-tatu
 
Da Reuters
No Rio de Janeiro
Pesquisadores apresentaram nesta terça-feira (7) partes do fóssil original de uma espécie de crocodilo, encontrada no interior de São Paulo, que afirmam ser única e distinta de todos os animais desse tipo que já viveram na Terra.

O Armadillosuschus arrudai, com cerca de 2 metros de comprimento e peso estimado de 120 quilos, tinha uma carapaça semelhante à de um tatu e viveu num clima quente e seco, segundo os pesquisadores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com crânio largo, focinho curto e estreito e placas ósseas distribuídas como armadura no pescoço e dorso, o crocodilo-tatu viveu há há 90 milhões anos.

"O Armadillosuchus só é encontrado no interior do Estado de São Paulo, e isso tem sido uma surpresa, inclusive pela possibilidade de se quebrar essa reflexão de que ao encontrarmos crocodilos estamos numa condição climática quente e úmida", disse a jornalistas o paleontólogo da UFRJ Ismar de Souza Carvalho.

.


"Nesse caso, eles são crocodilos que vivem num clima bastante quente, seco e árido", afirmou. Segundo os pesquisadores, o animal viveu no período Cretáceo, com temperaturas diurnas de 45 graus Celsius.

O animal habitava numa região denominada Bacia Bauru, que abrangia o interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná.


Os fósseis do Armadillosuschus arrudai - incluindo cabeça, costela e pata - foram encontrados no município paulista de General Salgado pelo professor Tadeu Arruda em 2005. O artigo científico relatando a descoberta do animal foi publicado no "Journal of South America Earth Sciences" no final do ano passado.

"A partir do momento que a gente tem algo único, adpatado a condições ambientais e climáticas que até então eram desconhecidas, e com crocodilos capazes de se desenvolverem nesse tipo de ambiente, a perspectiva da interpretação paleoambiental e paleoecológica pode ser vista com outros olhos", acrescentou o paleontólogo, um dos autores do artigo.

(Por Pedro Fonseca, com reportagem da Reuters TV)

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/reuters/2009/07/07/ult4296u773.jhtm .
--------------------------------------------------


Blog Biologia - Danbio - Seu blog site de biologia - bio blog - blog template biologia - blog de biologia

Dinossauros X Aves

Você sabia que as Aves são descendentes dos dinossauros? Não? Pois leia esse texto que foi extraido da Folha de ão Paulo e se surpreenda:

Dedo de dinossauro ajuda a explicar asa das aves modernas

Como os dedos dos dinossauros foram parar nas asas das aves de hoje? Um fóssil descoberto na China de um dinossauro herbívoro primitivo com 155 milhões de anos pode ter dado a resposta. O achado apresenta um vestígio do que teria sido o primeiro dedo junto de três outros de tamanho normal, constituindo um estágio de transição evolutiva entre as patas e as asas.



O Limusaurus inextricabilis ("lagarto da lama que não pode ser retirado") pertenceu ao grupo dos terópodes, dinos bípedes entre os quais estão os grandes carnívoros, como o tiranossauro, e também os ancestrais das aves modernas.
Apesar do parentesco com grandes predadores, ele teria no máximo 1,5 metro de comprimento, do bico sem dentes até a cauda. Foi achado em um local da bacia Junggar, em Xinjiang, noroeste da China..

Arte/Folha
O dino agora revelado tem vários pontos originais. Ele é considerado o primeiro ceratossauro asiático, um grupo de dinos que inclui predadores bem maiores, com até oito metros de comprimento, em geral achados no hemisfério Sul. Mas, ao contrário dos outros ceratossauros, ele não tem um chifre na cabeça. E ele também é o único terópode herbívoro e com bico do período geológico conhecido como Jurássico.
A descrição do fóssil está publicada na edição de hoje da revista científica "Nature" por pesquisadores da China, EUA, Canadá e México.
Falso predador
Em terópodes como o Velociraptor, os membros superiores ajudam a segurar a presa. "No entanto, as mãos do Limusaurus e de outros ceratossauros provavelmente não são usadas para a predação. O relaxamento da função predatória pode causar a redução dos dígitos, e assim o primeiro dedo foi reduzido e perdido no Limusaurus e seus parentes próximos", disse à Folha o principal autor da pesquisa, Xing Xu, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados de Pequim.


O nome do bicho também poderia ser aplicado ao seu achado, enquistado em um bloco de rocha. "Levou muito tempo para preparar o manuscrito. Nós coletamos os fósseis em 2002 e 2004", diz Xu. Tão incrustado estava o fóssil na rocha que Xu e seus colegas de início nem perceberam a mão especial do animal.
Os dinos mais antigos do grupo dos terópodes costumavam ter cinco dígitos nas mãos. Os representantes posteriores do grupo passaram a ter três, assim como as asas das aves.
Mas a ordem dos dedos remanescentes não bate entre dinos e aves. Pela forma do esqueleto, os terópodes mantiveram os três dedos internos (1 --o equivalente ao polegar humano--, 2 e 3); já as aves teriam perdido um dedo de cada lado da mão (ficaram com os dígitos 2, 3 e 4).
O L. inextricabilis tem o primeiro dedo grandemente reduzido, além do 2, 3 e 4 de tamanho normal. Tal vestígio de polegar seria a prova de como se teria dado a transição dos antigos cinco dedos para os três que ficaram nas asas.

Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u582797.shtml .
--------------------------------------------------


Blog Biologia - Danbio - Seu blog site de biologia - bio blog - blog template biologia - blog de biologia

Dinossauros

Olha só pessoal essa teoria para  tamanhos dos dinossauros... se for verdade eu deverei gerar filhos gigantes ehehhe.

"Sedentarismo" fez dinossauros crescerem

Uma nova teoria para explicar por que os dinossauros eram gigantes afirma que a abundância de comida associada a um baixo gasto de energia é que fez o tamanhos desses animais evoluir. Com algumas diferenças de conceito, é mais ou menos o mesmo efeito que faz o sujeito que passa os dias na frente da TV se entupindo de guloseimas calóricas.
O modelo matemático criado por Brian McNab, da Universidade da Flórida em Gainesville, explica também as diferenças de tamanho entre os animais de hoje, procurando dizer porque baleias e elefantes, por exemplo, são tão grandes. .

"A quantidade de recursos disponível estabelece a máxima entrada de energia, e o modo como essa energia é usada determina o tamanho do corpo", disse McNab à Folha.
"Por exemplo, mamíferos usam uma grande fração da sua entrada de energia para a manutenção do corpo, especialmente produção de calor e regulação de temperatura, portanto menos energia está disponível para crescimento. Nos dinossauros, condições opostas existiam. Eles usavam mais energia para o crescimento e menos para a manutenção do corpo."
McNab --que já trabalhou na Universidade de São Paulo pesquisando o metabolismo de morcego-- explica que animais mantêm a temperatura do corpo de duas maneiras básicas: endotermia ("sangue quente") ou ectotermia ("sangue frio"). Mamíferos e aves são endotérmicos; já peixes e répteis são ectotérmicos, precisam de calor para regular a temperatura.
Uma discussão antiga e polêmica é se os dinos eram endotérmicos ou ectotérmicos. Para McNab, mais importante que a biologia térmica dos dinossauros era a disponibilidade de comida. Segundo ele, a maioria das análises ignora que são os recursos consumidos que, no fundo, controlariam o gasto de energia e o tamanho do corpo.
Os dinos teriam uma temperatura intermediária entre répteis e mamíferos, algo possível pelo grande tamanho. "Uma vantagem do corpo grande é que ele seria termicamente estável sem gastar muita energia", diz McNab. O tamanho de um animal, afirma, seria governado por um "toma-lá-dá-cá" de fatores como peso, mobilidade e calorias da alimentação.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u591659.shtml .
--------------------------------------------------


Blog Biologia - Danbio - Seu blog site de biologia - bio blog - blog template biologia - blog de biologia

domingo, 5 de julho de 2009

Série Tatuagens - Tatoo IV

Remoção de Tatuagens

Muitas pessoas fazem uma tatuagem no embalo da adolescência, geralmente por um sinônimo de rebeldia contra os preconceitos dos pais com relação às tatuagens no corpo, já que as mesmas, sempre foram vistas pelos preconceituosos como marca de foras da lei, drogados, prostitutas e etc.
E, depois de arrepender-se da decisão tomada, vem à questão: o que fazer para removê-la?
Cabe lembrar que o custo é muito alto para remover uma tatuagem, igualmente tende a ser maior do que o preço de ter a tatuagem aplicada. Algumas tatuagens, para serem removidas, custam muito acima de mil dólares, por exemplo, tudo depende do tamanho, da complexidade do desenho e das cores empregadas. São pouquíssimas as cores que são fáceis de serem removidas da pele de uma pessoa, quanto menos cores, mais fácil e mais barato a remoção do desenho.
Quanto à localização da tatuagem também é outro problema sério, pois as tatuagens que localizam em regiões do corpo como nos braços, pés, mãos, tendem a ser mais difíceis e complicadas de serem removidas.

.

.

Métodos antigos de remoção de tatuagens envolveram a aplicação de produtos químicos como ácido sulfúrico de fenol. Métodos ligeiramente mais refinados de remoção de tatuagens incluíram abrasão com sal, criocirurgia, dermabrasão, eletrocoagulação, e a utilização de um coagulador infravermelho.
Todos estes procedimentos deixam cicatrizes significativas e, na maioria dos casos, a dor da remoção da tatuagem parece muito pior do que a própria tatuagem. Métodos cirúrgicos convencionais foram utilizados para tratar tatuagens, no entanto, seu uso é limitado à remoção de pequenas tatuagens. Remoção cirúrgica de tatuagens grandes normalmente produz resultados desastrosos e, portanto, essa técnica foi abandonada pela maioria dos cirurgiões plásticos.

Cover-up

 

Outra forma de remover uma tatuagem é a técnica denominada de cover-up, ou seja, cobrir a tatuagem antiga por outra com forma, desenho e cores diferentes. Mas, mesmo essa técnica possui limitações, pois o tatuador precisa analisar o desenho existente e o que vai ser sobreposto e, se há possibilidade e viabilidade técnica de cobertura sem deixar remanescente da tatuagem anterior.
Segundo o Dermatologista Jeffrey Orringer 20 % das pessoas com tatuagens querem removê-las, sendo a razão mais comum, a remoção de um nome de alguém que já não faz mais parte na vida do paciente.






Remoção a Laser

Atualmente, o processo de remoção de tatuagens mais utilizado é a remoção a laser, mas é preciso, tomarmos muito cuidado pois da mesma forma que existem bons e maus tatuadores, também existem clínicas boas e clínicas ruins para removê-las.
Técnicas de remoção de tatuagens a laser mais recentes podem eliminar tatuagens com efeitos colaterais mínimos.


Os raios lasers trabalham produzindo um comprimento de onda de luz que ultrapassa as camadas superiores da pele para seletivamente ser absorvido pela tinta. Esta energia laser faz com que a tinta de tatuagens de dividir em partículas menores que, em seguida, são removidas pelos sistemas de filtragem natural de body’s, sem prejudicar a pele circundante. Ele pode remover tatuagens profissionais, amadoras, traumáticas e cirúrgicas.
Dependendo da localização da tatuagem e o limiar da dor, para o paciente, o médico pode optar por usar alguma forma de anestesia. Após o tratamento, a área onde foi aplicado o laser o paciente sentirá uma dor semelhante queimadura solar.
O tempo que se leva para remover uma tatuagem a laser depende do tamanho e das cores utilizadas na tatuagem. As sessões demoram de 15 a 30 minutos, sendo necessárias de 6 a 15 sessões com um intervalo de aproximadamente 30 dias, entre uma aplicação e outra, o que significa que uma tatuagem de tamanho pequeno levará em torno de um ano para ser removida.
Além disso, o custo desse tipo de tratamento é caríssimo, girando em torno de R$ 60,00 a cada 2 cm quadrados.

Fonte: http://www.tatoo.net.br/tatuagem/remocao-de-tatuagens/
.
--------------------------------------------------

Série Tatuagens - Tatoo III

Estilos de Tatuagens

Existem diversos tipos de tatuagens:
  • Tradicional: São as tatuagens de marinheiro, os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo. Representadas por desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota;
  • Sumi: Utilizam a técnica oriental que utiliza bambu ao invés de agulha. Os desenhos possuem grande número de detalhes;
  • Realista: Os desenhos imitam o mundo real. Representam mulheres, pássaros e personalidades;
  • Estilizada: Desenhos estilizados de diversas naturezas;
  • Alto relevo: É muito utilizada entre os índios e aborígenes, de origem africana. Na sua confecção a pele é dissecada para formar desenhos com diversas cores;

.




  • Belfaro Pigmentação: Trata-se da maquiagem definitiva, como uso de delineador e batom, por exemplo;
  • Celta: Desenhos pretos ou coloridos, de origem celta com figuras entrelaçadas;
  • Tribal: Geralmente desenhos em preto e com motivos tribais. Podem ser desenhos de origem das tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas;
  • Oriental: Geralmente desenhos de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são de temas de origem oriental, como samurais, gueixas e dragões;
  • Psicodélicas: Desenhos supercoloridos e totalmente sem sentido;
  • Religiosas: Desenhos de personagens bíblicos, santos, cruzes, entre outros;
  • Bold line: Desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores chamativas;
  • Branding: É feita a partir da cicatrização de feridas de ferro e fogo.

Fonte: http://www.tatoo.net.br/tatuagem/estilos-de-tatuagens/.
--------------------------------------------------

Série Tatuagens - Tatoo II

Cuidados

Ao se fazer uma tatuagem, alguns cuidados básicos são de suma importância para que o desenho fique conforme o que foi desejado, evitando a sua descoloração, infecção e até deformidades na tatuagem.

A fixação dos pigmentos na pele ocorre através de um processo inflamatório local, mas sem complicações secundárias. Esse processo caracteriza-se pela vermelhidão e inchaço no local, variando de pessoa para pessoa, no prazo de aproximadamente 72 horas.

Após a tatuagem ser confeccionada, é necessário se fazer um curativo no local com uma pomada que contenha o ácido dexpantenol, cuja função é a reconstituição do tecido epitelial (pele). A proteção da região tatuada de infecção e lesões também deve ser feita cobrindo com um filme plástico e, deve ser repetida, principalmente se a tatuagem for confeccionada em uma região onde possa sofrer pressões através de roupas, calçados, etc..

.Além do curativo, a limpeza do local é muito importante e só deve ser realizada com água, sabão neutro ou sabonete. Nunca devem ser utilizados produtos químicos como, por exemplo, água oxigenada, álcool, etc.

Tatuagens grandes como nas costas, além da pomada acima citada, deve fazer uso de pomadas oleosas e hidratantes com FPS 45 ou 50, principalmente se nos expormos ao sol, pois os raios solares quando incidem na pele também provocam uma reação inflamatória na pele e, essa reação inflamatória na tatuagem, faz com que ocorra uma expansão da tinta pela pele, o que, a olho nu tem-se a impressão que a mesma esta “borrada” nas linhas do desenho. Quanto mais recente a tatuagem for exposta ao sol, mais ela perderá a sua nitidez.

Deve-se também evitar o uso de sauna por um período de 7 a 15 dias após a realização da tatuagem, pois a mesma desidrata a pele e acelera o ressecamento da mesma originando a famosa “casquinha” na tatuagem, que começa a sair na segunda semana e que tem como função proteger a pele durante os primeiros dias do processo inflamatório pós-tatuagem.

O banho de mar na primeira semana também deve ser evitado pelos mesmos motivos, além do risco de contaminação, assim como o de piscina, em virtude dos produtos químicos adicionados a água, devem ser evitados por uma semana.

Com relação ao banho diário, não há problema algum, mas a tatuagem ser lavada suavemente (sem esponjas, buchas, etc) com sabonete neutro e que o banho também não seja longo e com água muito quente.

Quanto à alimentação existe entre os tatuadores um mito de que certos alimentos como a carne de porco, comidas gordurosas (como chocolate e ovos), apimentadas e frutos do mar, interferem na cicatrização, só que até hoje não existe nada disso comprovado cientificamente.

Em compensação, os exercícios físicos devem ser praticados, com cautela e bom senso, como também as roupas de ginástica que podem lesar a tatuagem, principalmente nas 24 horas seguintes a realização da mesma.

Fonte: http://www.tatoo.net.br/tatuagem/cuidados/.
--------------------------------------------------

Série Tatuagens - Tatoo I


História da Tatuagem


A tatuagem é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos (ou não) insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea.

Esses pigmentos são introduzidos com o uso de agulhas especiais na segunda camada do tecido epitelial (pele), na região da derme.

A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas.
.

.
Segundo o jornalista João do Rio: “primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem“.

Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte.

Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como:

    * transformar-se em guerreiro;
    * tornar-se sacerdote;
    * tornar-se rei;
    * casar-se;
    * celebrar a vida;
    * identificar os prisioneiros;
    * pedir proteção ao imponderável;
    * garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.

Como São Feitas Tatuagens

As tatuagens são feitas com agulhas descartáveis e nunca devem ser reutilizadas, mesmo que na própria pessoa. A coloração é feita com pigmentos importados. Esses pigmento tem origem mineral, principalmente.

Para o auxílio da confecção, são utilizadas máquinas elétricas. Elas são compostas de uma ponteira de aço inox cirúrgico e/ou descartáveis. Essas ponteiras devem ser limpas por ultrassom e esterilizadas com estufa durante 3 horas, pelo menos, a uma temperatura maior ou igual a 170 º C.

O local onde ficará a tatuagem deve ser depilado com um aparelho de barbear descartável que não deve ser reutilizado posteriormente.

O tatuador deve usar luvas e máscara para procedimentos com o intuito de evitar uma possível infecções ou contaminações por doenças como baterianas ou virais, tais como hepatite, AIDS e tuberculose, entre outras.

A limpeza do ambiente também deve ser feita cautelosamente, com o objetivo de evitar a contaminação cruzada, ou seja, a contaminação de uma ou mais pessoas por usar as mesmas agulhas.

A tatuagem é uma arte fundamentada em tudo que o tatuador aprendeu durante anos. O artista deve ter, no mínimo, 5 anos de experiência para poder assumir a profissão de tatuador.

Fonte: http://www.tatoo.net.br/.
--------------------------------------------------

BlogBlogs

 
Powered by Blogger