terça-feira, 7 de julho de 2009

Dinossauros

Olha só pessoal essa teoria para  tamanhos dos dinossauros... se for verdade eu deverei gerar filhos gigantes ehehhe.

"Sedentarismo" fez dinossauros crescerem

Uma nova teoria para explicar por que os dinossauros eram gigantes afirma que a abundância de comida associada a um baixo gasto de energia é que fez o tamanhos desses animais evoluir. Com algumas diferenças de conceito, é mais ou menos o mesmo efeito que faz o sujeito que passa os dias na frente da TV se entupindo de guloseimas calóricas.
O modelo matemático criado por Brian McNab, da Universidade da Flórida em Gainesville, explica também as diferenças de tamanho entre os animais de hoje, procurando dizer porque baleias e elefantes, por exemplo, são tão grandes. .

"A quantidade de recursos disponível estabelece a máxima entrada de energia, e o modo como essa energia é usada determina o tamanho do corpo", disse McNab à Folha.
"Por exemplo, mamíferos usam uma grande fração da sua entrada de energia para a manutenção do corpo, especialmente produção de calor e regulação de temperatura, portanto menos energia está disponível para crescimento. Nos dinossauros, condições opostas existiam. Eles usavam mais energia para o crescimento e menos para a manutenção do corpo."
McNab --que já trabalhou na Universidade de São Paulo pesquisando o metabolismo de morcego-- explica que animais mantêm a temperatura do corpo de duas maneiras básicas: endotermia ("sangue quente") ou ectotermia ("sangue frio"). Mamíferos e aves são endotérmicos; já peixes e répteis são ectotérmicos, precisam de calor para regular a temperatura.
Uma discussão antiga e polêmica é se os dinos eram endotérmicos ou ectotérmicos. Para McNab, mais importante que a biologia térmica dos dinossauros era a disponibilidade de comida. Segundo ele, a maioria das análises ignora que são os recursos consumidos que, no fundo, controlariam o gasto de energia e o tamanho do corpo.
Os dinos teriam uma temperatura intermediária entre répteis e mamíferos, algo possível pelo grande tamanho. "Uma vantagem do corpo grande é que ele seria termicamente estável sem gastar muita energia", diz McNab. O tamanho de um animal, afirma, seria governado por um "toma-lá-dá-cá" de fatores como peso, mobilidade e calorias da alimentação.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u591659.shtml .
--------------------------------------------------


Blog Biologia - Danbio - Seu blog site de biologia - bio blog - blog template biologia - blog de biologia

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger