domingo, 5 de julho de 2009

Série Tatuagens - Tatoo I


História da Tatuagem


A tatuagem é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos (ou não) insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea.

Esses pigmentos são introduzidos com o uso de agulhas especiais na segunda camada do tecido epitelial (pele), na região da derme.

A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas.
.

.
Segundo o jornalista João do Rio: “primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem“.

Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte.

Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como:

    * transformar-se em guerreiro;
    * tornar-se sacerdote;
    * tornar-se rei;
    * casar-se;
    * celebrar a vida;
    * identificar os prisioneiros;
    * pedir proteção ao imponderável;
    * garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.

Como São Feitas Tatuagens

As tatuagens são feitas com agulhas descartáveis e nunca devem ser reutilizadas, mesmo que na própria pessoa. A coloração é feita com pigmentos importados. Esses pigmento tem origem mineral, principalmente.

Para o auxílio da confecção, são utilizadas máquinas elétricas. Elas são compostas de uma ponteira de aço inox cirúrgico e/ou descartáveis. Essas ponteiras devem ser limpas por ultrassom e esterilizadas com estufa durante 3 horas, pelo menos, a uma temperatura maior ou igual a 170 º C.

O local onde ficará a tatuagem deve ser depilado com um aparelho de barbear descartável que não deve ser reutilizado posteriormente.

O tatuador deve usar luvas e máscara para procedimentos com o intuito de evitar uma possível infecções ou contaminações por doenças como baterianas ou virais, tais como hepatite, AIDS e tuberculose, entre outras.

A limpeza do ambiente também deve ser feita cautelosamente, com o objetivo de evitar a contaminação cruzada, ou seja, a contaminação de uma ou mais pessoas por usar as mesmas agulhas.

A tatuagem é uma arte fundamentada em tudo que o tatuador aprendeu durante anos. O artista deve ter, no mínimo, 5 anos de experiência para poder assumir a profissão de tatuador.

Fonte: http://www.tatoo.net.br/.

--------------------------------------------------

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger