sexta-feira, 26 de março de 2010

Tipos Sanguineos e sua ocorrência

Você sabia que o tipo de sangue mais comum entre a população brasileira é O Positivo, seguido do A Positivo?.



O sangue tem sua classificação em grupos com a presença ou ausência de um antígeno na superfície das hemácias. Os grupos mais importantes são: ABO e Rh (+e-). A incidência desses grupos varia de acordo com a raça por tratar-se de fator hereditário.

No caso de transfusão, o ideal é o paciente receber sangue do mesmo tipo que o seu. Somente em situações de urgência/emergência lança-se mão de sangue universal O-


Percentual de Ocorrência

Tipo de Sangue
%
O Positivo
55%
O Negativo
4%
A Positivo
27%
A Negativo
2,5%
B Positivo
8%
B negativo
1%
AB Positivo
2%
AB Negativo
0,5%
Fonte: www.hemopa.pa.gov.br


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-cardiovascular/tipos-de-sangue-2.php .

--------------------------------------------------

Dieta dos Tipos Sangüíneos

Criada pelo médico naturopata americano Peter James D¿Adamo, é baseada no tipo sangüíneo. Para o autor, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento. “A dieta do tipo sangüíneo é muito boa, pois faz um bom balanceamento de todos os grupos alimentares”, garante o Dr. Alexander.

Alimentos permitidos:

Tipo O: os que têm sangue tipo O são carnívoras por natureza, por isso têm mais facilidade de digerir carne vermelha.

Tipo A: o sistema digestivo das pessoas desse grupo é mais sensível e, por isso, assimilam melhor os vegetais, peixes, cereais, leguminosas e frutas.

Tipo B: verdadeiros amantes de laticínios, são supertolerantes ao leite e seus derivados.

Tipo AB: os donos desse tipo sangüíneo aceitam comida misturada, mas com porções equilibradas.

Alimentos proibidos:

Tipo O: produtos de trigo, como pães e gérmen de trigo, além dos derivados do leite são bem nocivos às pessoas com esse tipo.

Tipo A: devem-se manter afastados da carne vermelha.

Tipo B: aves e milho são alimentos extremamente nocivos para os integrantes desse tipo.

Tipo AB: carne bovina, de porco e frango, além de leite integral e alguns derivados como queijo brie e parmesão, não são bem-aceitos pelo organismo portador de sangue AB.
Vantagem: os programas incluem todos os grupos alimentares para todos os tipos de sangue.

Desvantagem: o que depõe contra é que o programa alimentar baseado no tipo sangüíneo ainda não tem comprovação científica.


Fonte: http://megacontador.zaza.com.br/dietas-para-emagrecer.html.


--------------------------------------------------

Lei anticoxinha para escolas em SP

O governo de José Serra (PSDB) finaliza projeto de lei para proibir a venda de alimentos que contribuem para a obesidade infantil em cantinas de escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo. A restrição também deverá atingir a merenda financiada pelo Estado e servida na rede pública.
Há quase um ano o governador vetou proposta semelhante, chamada informalmente de "lei anticoxinha", aprovada pela Assembleia Legislativa, o que provocou protestos de alguns dos principais especialistas brasileiros em alimentação infantil e de promotores. Em outros Estados, como o Rio de Janeiro, já há restrições.

Na época, a Secretaria Estadual da Saúde avaliou que a proposta era inadequada por trazer no corpo da lei, por exemplo, listas de alimentos proibidos, o que dificultaria atualizações. Além disso, o texto de autoria da deputada Patrícia Lima (PR) mencionava alimentos de alto teor calórico e com gordura trans como alvo da restrição. No entanto, nem sempre alimentos calóricos são ruins para a saúde e eles podem ser necessários para algumas crianças - um suco de açaí, por exemplo, é calórico.

Segundo minuta do projeto, serão alvo de restrição produtos de alta densidade energética e que garantem baixo ou nenhum aporte de fibras e micronutrientes, como vitaminas - expressão que, para especialistas, contempla melhor aqueles que contribuem para a obesidade e não trazem benefícios (caso de balas, biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerantes). A proposta passará pela Assembleia Legislativa, onde Serra tem maioria.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2010/03/26/governo-de-sp-prepara-nova-lei-anticoxinha-para-escolas.jhtm .

--------------------------------------------------

Polidactilia - criança com 31dedos


 polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). Geralmente caracterizado pela presença de um dedo extranumerário próximo ao quinto dedo, seja no membro inferior ou superior.
Uma criança chinesa de seis anos, que tinha nascido com 31 dedos (15 nas mãos e 16 nos pés), foi submetido com sucesso a uma operação para retirar 11 deles, informou o oficial "Diário do Povo", que mostrou fotos das mãos e pés da criança antes do procedimento.

As formas de dominância e recessividade podem ser expressas por duas formas alélicas: o alelo D, como forma dominante, e seu alelo d, como forma recessiva normal do gene.

Tanto o genótipo heterozigótico (Dd), quanto o genótipo homozigótico (DD), configuram um fenótipo polidáctilo ao indivíduo portador. Enquanto os indivíduos de uma população com genótipo homozigótico (dd) não manifestam a doença.

Portanto, ao contrário do que muitos pensam, ter uma característica recessiva não é sinal de possuir anormalidades (doenças) genéticas.

A criança, cujo nome não foi revelado, nasceu com polidactilia (má-formação que causa o desenvolvimento de dedos extras) na localidade de Yingkou, na província de Liaoning. A cirurgia aconteceu na cidade de Shenjing, capital da mesma província.

A mãe da criança, de sobrenome Liu, contou ao portal informativo "Sina.com" que seu filho era alvo de brincadeiras de mau gosto e provocações de seus companheiros na creche, o que tinha feito com que ele se tornasse retraído, e por isso a família decidiu realizar a operação.

Segundo a mãe, o menino não queria ir à escola por conta das provocações, andava sempre com as mãos nos bolsos e se negava a tirar os sapatos.

Além disso, tinha dificuldades para segurar talheres e não podia escrever corretamente, já que alguns dos dedos eram presos a outros.

Os médicos que o operaram disseram que intervenções como essas devem ser feitas cedo, para que as crianças se adaptem a seus "novos" pés e mãos. Além de ter os dedos excedentes amputados, o menino teve mãos e pés reconstruídos.

O cirurgião encarregado da operação, Tian Lijie, já tinha experiência neste tipo de operações, mas nunca tinha feito uma a uma criança com tantos dedos.

Segundo o livro Guinness dos Recordes, as pessoas com mais dedos do mundo são dois rapazes indianos (Pranamya Menaria e Devendra Harne, de 4 e 15 anos, respectivamente), que têm 25 dedos cada, seis a menos que o pequeno chinês operado.

 Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2010/03/26/menino-com-31-dedos-e-operado-com-sucesso-na-china.jhtm.
--------------------------------------------------

Isenção UECE 2010.2




Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior
Universidade Estadual do Ceará
Comissão Executiva do Vestibular - CEV

 
.

.
A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebe nos dias 29, 30, 31 de março, e 05 de abril de 2010, as solicitações de isenção da taxa de inscrição ao Concurso Vestibular para ingresso nos Cursos de Graduação, no período letivo de 2010.2 Os interessados devem se dirigir a CEV no Campus do Itaperi, no horário das 8h às 17h, ou às Unidades da UECE no interior do Estado, no horário de funcionamento da unidade. Para os professores, funcionários da UECE e seus dependentes e para os doadores de sangue, a solicitação de Isenção será também, no período de 29, 30, 31 de março e 05 de abril.

Poderão ser concedidas até duas isenções da taxa de inscrição, ao candidato que tenha cursado o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular no Estado do Ceará, ou que tenha cursado o 1º e 2º ano do Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular no Estado do Ceará, e esteja cursando, ainda em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular, no Estado do Ceará, o 3º ano do Ensino Médio, com conclusão prevista para o 1º semestre de 2010.

A primeira concessão de isenção equivale a 100% do valor da taxa de inscrição e na segunda solicitação, o candidato só terá direito a 50%. Tendo em vista os custos do processo após a concessão da isenção, a decisão do beneficiário de não usufruí-la será considerada como uma concessão já deferida, por ocasião do próximo pedido de isenção feito pelo candidato.

A inscrição dos candidatos com isenção parcial ou total será efetuada no período de 03 a 14 de maio de 2010. A CEV lembra que, como no Concurso anterior, o candidato para inscrever-se deverá ser possuidor do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Segundo informa o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da UECE, professor Marcondes Cavalcante França, a primeira fase do Concurso Vestibular de 2010.2 será realizada dia 27 de junho (domingo), das 9h às 13h, com uma prova de Conhecimentos Gerais, (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia), de múltipla escolha. A segunda fase acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, com a realização de quatro provas: uma de Redação e três Específicas.
 

Atenciosamente,
Prof. Marcondes Cavalcante França
NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DA CEV/UECE
.
--------------------------------------------------

BlogBlogs

 
Powered by Blogger