quinta-feira, 21 de maio de 2009

Homem Árvore

Um pescador indonésio que sofre de um raro
problema genético, consegue tratamento médico.

Dede, atualmente com 35 anos, deixou os médicos perplexos quando verrugas em forma de "raízes" começaram a crescer nos seus braços e pés, após ele cortar o joelho em um acidente na adolescência. As raízes se espalharam por todo o seu corpo, deixando-o incapaz de executar as tarefas mais corriqueiras do dia-dia.

Um especialista americano, voou até sua aldeia, ao sul da capital Jacarta e afirmou ter identificado a causa do problema, e propôs um tratamento que pode transformar sua vida.

Após apurar o resultado das amostras de sangue, o Dr. Anthony Gaspari da Universidade de Maryland concluiu que a sua angústia é causada pela Human Papilloma Virus (HPV), uma infecção bastante comum que geralmente provoca pequenas verrugas. Porém, o problema de Dede é causado por uma anomalia genética rara, que inibe o seu sistema imunológico, o que significa que o seu organismo não é capaz de conter as verrugas.
Dr Gaspari, que conheceu o caso através de um documentário do Discovery Channel, acredita que a condição de Dede pode ser totalmente alterada com o uso de doses diárias de uma fórmula sintética de vitamina A, que tem se mostrado extremamente eficaz no combate ao crescimento das verrugas, em casos graves de HPV.

Dr Gaspari ainda concluiu: "Ele não tem um corpo perfeitamente normal, mas as verrugas deverão reduzir de tamanho ao ponto em que ele possa usar as mãos sem problemas".


Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2743563-EI298,00.html

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Por quanto tempo os escorpiões podem viver sem comida

Em uma noite clara, você talvez consiga avistar no céu uma sequência curva de estrelas aninhadas entre Libra e Sagitário. Como diz a lenda grega, Ártemis, a deusa dos animais selvagens, enviou um  escorpião para matar o caçador Orion. Por isso, a constelação de Escorpião foi colocada nos céus em posição estratégica, no extremo do horizonte oposto à constelação de Orion, como se estivesse perseguindo eternamente sua presa.
As menções a escorpiões remontam aos mais antigos mitos, uma vez que a espécie existe há pelo menos 450 milhões de anos. A forma distintiva de seu corpo e seu ferrão aguçado valeram ao escorpião milênios de reputação negativa. Eles são comumente associados ao mal e ao caos. Ironicamente, das 1,3 mil espécies de escorpiões conhecidas, espalhadas por todo o planeta, menos de 40 possuem veneno forte o bastante para matar um ser humano. As espécies perigosas estão radicadas no Oriente Médio, África, México, América do Sul e Índia.  Mas isso não significa que os escorpiões não causem dor. Cerca de cinco mil pessoas morrem a cada ano por motivos relacionados a picadas de escorpiões
O escorpião é um membro da família dos aracnídeos, e parente próximo das aranhas, ácaros (em inglês) e carrapatos. Os aracnídeos têm quatro pares de patas e dois segmentos de corpo: o cefalotórax e o abdômen. Seus corpos são revestidos de um exoesqueleto feito de uma substância chamada quitina. Uma qualidade peculiar dessa casca externa é que ela torna os escorpiões fáceis de serem avistados no escuro. Devido a um produto químico desconhecido que existe na quitina, caso um escorpião seja iluminado por luz ultravioleta à noite, seu corpo fluoresce, ou brilha.
Já a cauda de um escorpião se divide em cinco segmentos (e termina com o ferrão venenoso), e no extremo oposto do corpo o escorpião dispõe de um conjunto de pinças semelhantes às dos caranguejos, conhecidas como pedipalpos, que ele usa para agarrar e esmagar presas.
Mas o escorpião não precisa empregar sua poderosa blindagem com frequência para capturar suas presas. Como o paciente pescador que espera uma mordida em sua isca por horas, o escorpião é um mestre na arte de esperar pela comida. 
 
 
http://ciencia.hsw.uol.com.br/escorpiao-sem-agua-e-comida.htm

As corcovas dos camelos armazenam água?

Na realidade, uma corcova de camelo é um monte de gordura. Em um camelo saudável e bem alimentado, a corcova pode pesar até 35Kg! Seres humanos e a maioria dos animais armazenam suas gorduras misturadas com o tecido muscular ou em uma camada logo abaixo da pele. Camelos são os únicos animais que possuem corcova.
A corcova permite que o camelo possa sobreviver por um período bem longo de até duas semanas sem precisar se alimentar. Devido ao fato de normalmente os camelos viverem no deserto, onde a comida é escassa em longas distâncias, isso é importante.
Um camelo precisa de cerca de 20 litros de água por dia no verão. Entretanto, um camelo pode perder até 100 litros de água de seus tecidos corporais sem efeitos adversos. Uma coisa que um camelo pode fazer por conservar água é suportar grandes oscilações de temperaturas do corpo. Um camelo pode começar o dia a 35ºC e deixar que sua temperatura suba até 40ºC. Somente no final dessa faixa de temperatura máxima é que ele precisará suar para evitar superaquecimento. Quando você compara essa faixa de temperatura com a faixa do corpo humano, em que meros 2 graus de aumento indicam uma doença, você percebe a vantagem.
Outros dados sobre o camelo:
  • um camelo adulto pesa entre 318 a 680 kg e tem até 2,1 metros de altura
  • camelos podem viver até a idade de cinqüenta anos
  • a gestação das camelas dura cerca de onze meses e elas dão à luz uma única cria
  • o camelo macho chega à maturidade aos cinco anos e a fêmea entre os três e quatro anos
  • na realidade, os camelos têm três pálpebras: duas delas possuem pestanas e uma terceira é fina
  • um camelo pode fechar suas narinas
  • o camelo, como os caprinos, come de tudo
  • camelos de carga podem carregar cargas de até 181kg por 40km em um dia 
Obs.: Os dromedários são do mesmo gênero Camelus, porém apresentam apenas uma bossa (corcova).

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao104.htm

BlogBlogs

 
Powered by Blogger