sábado, 4 de julho de 2009

Número de casos de gripe suína sobe para 812

Número de casos de gripe suína sobe para 812; governo muda padrão para exames

O Ministério da Saúde confirmou neste sábado mais 56 casos de gripe suína --a gripe A (H1N1)-- no Brasil, o que eleva o número de infectados para 812. Nesta sexta-feira (3), o governo modificou o padrão para a realização de testes e anunciou que somente passarão por exames laboratoriais pacientes considerados graves ou vindo de áreas com surtos localizados.
Os novos casos da doença foram identificados nos Estados de São Paulo (13), Rio de Janeiro (8), Minas Gerais (6), Paraná (6), Bahia (4), Mato Grosso do Sul (4), Pernambuco (4), Ceará (3), Santa Catarina (3), Amapá (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Mato Grosso (1) e Rio Grande do Sul (1).
Até esta ontem, o ministério acompanhava 1.414 casos suspeitos da doença no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 1.203 casos foram descartados.
Os números divulgados na tarde deste sábado se referem a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h de hoje. .

.Perfil epidemiológico
Até ontem, dos 756 casos confirmados, 454 (60,1%) foram de pessoas que se infectaram no exterior e 177 (23,4%), de transmissão autóctone --ocorrida dentro do território nacional. Outros 125 casos permaneciam em investigação até ontem.
Segundo o ministério, os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (287 casos), Estados Unidos (88) e Chile (42).
Todos os casos de contaminação dentro do Brasil têm vínculos epidemiológicos com pacientes que vieram do exterior. Desse modo, o Ministério da Saúde considera que, até o momento, a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus de pessoa a pessoa.
Novos procedimentos
Ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o governo vai fazer um "uso racional" dos medicamentos para contenção da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1).
"A medida do governo brasileiro [de restringir a internação e medicação a pessoas imunodeprimidas, idosos e crianças com menos de 2 anos, tomada na semana passada] revelou-se extremamente acertada. A medicação desnecessária pode levar a uma resistência ao vírus, como já ocorreu em três países, Dinamarca, Japão e Hong Kong", afirmou.
Outra mudança anunciada ontem é que, a partir de agora, só serão submetidas a exames laboratoriais para diagnóstico pessoas cujos casos são considerados graves --ou em casos de surtos localizados.
A nova orientação do governo é que as pessoas procurem os centros de saúde normalmente e não os hospitais de referência. "Precisamos garantir que existam leitos disponíveis para os que realmente precisam. Se for necessário, essas pessoas serão encaminhadas aos hospitais de referência."

Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fontes:http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u590756.shtml http://diariodonordeste.globo.com/ .

--------------------------------------------------

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Brócolis faz bem para o coração e previne osteoporose


Os elementos presentes no brócolis auxiliam o organismo a reduzir o colesterol, melhorar a imunidade e formam uma rica fonte de fibras. Ele também previne alguns tipos de câncer e as substâncias presentes nele, entre elas os antioxidantes, ajudam a evitar doenças cardíacas e osteoporose.



 

Brócolis
Membro da família do repolho (crucíferas) o brócolis tem origem remota e protege contra várias doenças, inclusive o câncer. Contém vários componentes químicos, inclusive carotenóides e betacaroteno, substância que diminui o risco de câncer. Rico em antioxidantes, inclusive a vitamina C, o brócolis ajuda a melhorar a imunidade e a evitar doenças cardíacas e osteoporose. Também é repleto de ferro, que trata a anemia, e é uma rica fonte de fibras
 
Salada de Brócolis e Gergelim
- 1 maço de brócolis
- 2 colheres (sopa de azeite)
- 60 ml (um quarto de xícara) de shoyu
- 60 ml (um quarto de xícara) de vinagre de arroz
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
- 4 colheres (sopa) de sementes de gergelim torradas
 
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200º C. Cozinhe o maço de brócolis por 1 minuto. Escorra e ponha numa assadeira, regue com azeite. Asse por 10 minutos. Transfira para uma saladeira. Misture o shoyu, o vinagre e o óleo de gergelim. Junte 3 colheres de sementes e regue os brócolis.
 
Propriedades/ação
Anticancerígeno
Aumenta a imunidade
 
Partes usadas
Flores e talos 
Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u330461.shtml
"Alimentos que Curam"
Autor: Sarah Merson
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

Leia mais
.
--------------------------------------------------

Menos da metade da população do Brasil tem rede de esgoto

Estudo baseado em dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades mostra que menos da metade da população do Brasil --49,44%-- tem rede de esgoto, ou seja, acesso ao saneamento básico. Com base nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar) de 2007, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a pesquisa mostra que o volume de pessoas que tem saneamento é muito inferior ao da rede de água encanada (81,11%), de lixo coletado (86,79%) e de eletricidade (98,18%).


"O que os dados mostram é que a coleta de esgoto é muito pior que a coleta de lixo e o acesso às redes de água e eletricidade. E, na verdade, os níveis de tratamento [de esgoto], que são os que garantem o manejo correto dos dejetos, ainda estão muito abaixo. O problema de saneamento é um verdadeiro buraco para o Brasil, e o país não consegue resolver", afirmou o pesquisador Marcelo Néri, chefe do Centro de Políticas Sociais, vinculado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas.
Segundo o pesquisador, a questão do saneamento básico deveria ser uma das prioridades em políticas públicas, já que a sua ausência traz muitos impactos negativos na vida das pessoas. "A falta de saneamento implica pior desenvolvimento humano em todas as dimensões, em particular na saúde. A falta de saneamento rouba a vida e mata crianças, principalmente de 1 a 6 anos de idade, e também gera consequências futuras para aqueles que sobrevivem às doenças do saneamento."
Néri observou o que a pesquisa mostra é que está havendo redução na altura das pessoas e que o índice de massa corporal é dois centímetros menor nas pessoas que vivem em localidades que não têm ou oferecem serviços deficientes de saneamento."A falta de saneamento inibe o desenvolvimento físico e intelectual das pessoas", disse o pesquisador.
Para o pesquisador, o problema da falta de saneamento será resolvido somente com vontade política e mobilização social. "Não é só dinheiro. Dinheiro é importante, mas, fundamentalmente, é gestão. E, para isso, a população tem de estar conscientizada. Tem de perceber que a falta de saneamento não é só o cheiro, não é só a coceira. É doença."
Entre 79 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes, Franca, no interior de São Paulo, é a que oferece à população o melhor serviço de saneamento básico disponível, conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Trata Brasil.
Segundo o estudo, as cidades brasileiras avançaram 14% nos serviços referentes a esgotos e 5% no tratamento entre os anos de 2003 e 2007, mas, para os pesquisadores, os números ainda são insuficientes.
Sete das dez cidades que apresentaram os melhores números no atendimento de saneamento para sua população ficam em São Paulo. Por ordem, as dez primeiras colocadas são Franca (SP), Uberlândia (MG), Sorocaba (SP), Santos (SP), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Maringá (PR), Santo André (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Piracicaba (SP). A capital melhor colocada no ranking é Curitiba (PR), no 11º lugar. São Paulo aparece na 21ª colocação e o Rio de Janeiro, na 36ª.
Entre as cidades com piores serviços de saneamento básico, quatro estão localizadas no Estado do Rio de Janeiro: São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Também fazem parte da lista as capitais de Rondônia (Porto Velho), do Pará (Belém) e do Amapá (Macapá) e as cidades de Cariacica, no Espírito Santo, Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, e Canoas, no Rio Grande do Sul.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u589786.shtml
--------------------------------------------------

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mapa de casos da gripe suína no Brasil; país confirma 1ª morte

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo a primeira morte causada pela gripe suína no país --como é chamada a gripe A (H1N1)--, ocorrida na manhã de hoje em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.


Além disso, o número de casos confirmados no país subiu para 627 --destes, 308 apenas em São Paulo--, sendo que há pacientes infectados em quase todos os Estados brasileiros.
Arte/Folha Online

.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na tarde deste domingo a morte de uma pessoa em Passo Fundo (RS) devido à gripe suína --que tem o nome oficial de Influenza A-H1N1. É o primeiro caso de morte de uma vítima da doença no Brasil.
Temporão confirmou que deste sábado para hoje foram confirmados 36 novos casos da doença. Com isso o total de pessoas infectadas é de 627.



Lula Marques/Folha Imagem
Apesar da morte, Temporão afirmou que a transmissão do vírus no país ainda é restrita, pois 75% dos casos foram "importados"
Apesar da morte, Temporão afirmou que a transmissão do vírus no país ainda é restrita, pois 75% dos casos foram "importados"
O nome do paciente não foi citado pelo ministro. Entretanto, o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, informou que se trata do caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, que esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil.
De acordo com o hospital, o caminhoneiro foi atendido na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim (RS). Ele ficou no local até o a última segunda-feira (22) quando foi transferido para Passo Fundo.
O Ministério da Saúde informou que o caminhoneiro esteve na Argentina por sete dias e começou a apresentar os sintomas de febre, tosse e dor muscular no último dia 15, ainda no país vizinho. Voltou ao Brasil no dia 19, quando foi internado. No dia seguinte, recebeu o diagnóstico da doença. Três dias depois, o paciente teve uma piora, apresentando insuficiência respiratória.
"Mesmo devidamente assistido, com todos os cuidados intensivos que o caso requeria, infelizmente, ele veio a falecer hoje pela manhã", disse o ministro. 'Lamentamos a morte e reafirmamos que estamos lançando mão de todos os esforços para evitar mais óbitos."
Apesar da morte, o ministro afirmou que a transmissão do vírus no país ainda é restrita. Segundo ele, cerca de 75% dos casos foram "importados", ou seja, as pessoas foram infectadas fora do país. Os outros casos são de pessoas que tiveram contato direto que esses doentes.
"No Brasil essa transmissão é limitada e não sustentada. Ou seja, todos os casos diagnosticados no país são de pessoas que vieram de fora ou que essa transmissão se deu através de um vínculo epidemiológico forte".
O ministro disse também que o índice mundial de letalidade dessa doença está próximo do verificado na gripe comum (0,4% dos casos). Até momento, foram registradas 320 mortes, entre mais de 70 mil casos confirmados. Essa letalidade chegou a 2% no começo da epidemia.
O governo informou que a morte registrada hoje não muda a estratégia das autoridades no combate à doença. "Vamos continuar seguindo a mesma linha traçada desde o início do plano de contingência, uma estratégia de contenção, tentando impedir que o vírus se dissemine no país."
O ministério monitora ainda o caso de uma mulher que "inspira cuidados', mas já apresenta melhora. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul investiga se a morte de um engenheiro americano em Montenegro (RS) tem relação com a gripe suína.
Segundo nota emitida pela secretaria, um homem morreu na noite de sexta-feira (26) depois de entrar em coma. O engenheiro mecânico de 59 anos chegou a trabalho no Estado no dia 21 e foi internado no hospital de Montenegro na última quarta-feira (24).
Novos casos
O número de casos confirmados no país subiu para 627. Os Estados com mais casos são São Paulo (308), Minas Gerais (69), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (45) e Rio Grande do Sul (40).
Segundo o ministro, o aumento no número de casos no Brasil se deve ao crescimento no número de países com a doença (112 ao todo), ao aumento de viagens de brasileiros para os países que têm transmissão sustentada (EUA, México, Canadá, Chile, Argentina, Reino Unido e Austrália) e ao início do inverno no Hemisfério Sul.
Diante disso, o ministro reforçou a recomendação de que crianças e pessoas mais velhas não façam viagens a esses países.

Portos e aeroportos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou ontem novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o país, devido ao aumento do número de casos da gripe suína em países vizinhos.
Como parte das medidas de vigilância está a adoção de um documento --Declaração de Saúde do Viajante-- que todos os passageiros serão obrigados apresentar para entrar no Brasil. Cerca de 500 mil formulários já foram impressos e estão sendo distribuídos.
Segundo o Ministério da Saúde, as companhias aéreas também serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros no momento da chegada do avião. O órgão também afirmou que funcionários estão sendo remanejados para fortalecer a fiscalização nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo).
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u587622.shtml.
.

--------------------------------------------------

BlogBlogs

 
Powered by Blogger