quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aulas em Slides - 3° Ano

Texto para Prova de Biologia 3ºano


Ecologia e Relações Ecológicas
Ecologia (do grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexão), é o ramo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo a dependência da água, do solo e do ar.
      Dessa forma, as relações vão além do comportamento individual e a influência causada pelos fatores ambientais (temperatura, umidade, pressão). Mas se estendem à organização das espécies em populações, comunidades, formando um ecossistema e toda a biosfera.

Entre as principais relações destaca-se:

Relações Intra-específicas harmônicas → sociedade e colônia;
Relações Intra-específicas desarmônicas → canibalismo e competições Intra-específicas.
Relações interespecíficas harmônicas → mutualismo, proto-cooperação, inquilinismo e comensalismo;
Relações interespecíficas desarmônicas → amensalismo, predatismo, parasitismo e competição interespecífica.

A energia do Sol, captada pelos seres clorofilados – denominados produtores – é a fonte de alimentação desses.    

Produtores são fonte de alimento para os consumidores primários – organismos herbívoros e que, por sua vez, são alimentos (e fonte de energia) para outros consumidores. Esses organismos serão consumidos pelos seres detritívoros e/ou decompositores – como urubus e bactérias, respectivamente. E, desta forma, um organismo é fonte de matéria e energia a outro organismo, ao servir de alimento a ele. 

Cadeia Alimentar é percurso de matéria e energia em vários níveis tróficos, ou seja: a cada grupo de organismos com necessidades alimentares semelhantes quanto à fonte principal de alimento:  

Produtores: são todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.   
Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Neste nível trófico se encontra os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e tem como representantes os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.   
Decompositores: reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por microorganismos, tais como fungos e bactérias.


Teias alimentares são várias cadeias alimentares relacionadas entre si. Elas representam de forma mais fiel o que ocorre, de fato, na natureza.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Texto para Prova de Biologia 2ºano


Anatomia e Fisiologia Humana
         A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o campo da biologia dedicada à interação das diversas aplicações e funções físicas e químicas considerando o tempo geológico como fator preponderante no surgimento e ocorrências biológicas (conformação de uma característica adaptada / selecionada), para compreensão dos seres vivos, ou seja, o funcionamento dos organismos.     
      Trata-se de um suporte físico-químico mais simplista, empregado para nível didático no esclarecimento dos aspectos vitais que norteiam o metabolismo dos animais (Reino Animália) e vegetais (Reino Metaphita), com extensão aos demais seres (Reinos: Monera, Fungi, Protista e também aos vírus).     
      De forma geral a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutrição, circulação, respiração, excreção, ao sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução, ao logo da história evolutiva.
     
A coluna humana
      Para cuidar de uma parte tão importante do corpo, como a coluna, é interessante conhecer quais são suas estruturas e funções.
      A estrutura da coluna vertebral é especializada para favorecer o desempenho de suas funções, e seus ossos formam o principal apoio do corpo, o que lhe garante as seguintes funções:
- proteção (os órgãos e vísceras vitais são protegidos pela barreira óssea ao redor da medula espinhal com o auxílio das costelas);   
- o suporte da cabeça, dos braços e do tronco contra a força da gravidade, transfere a massa dessas estruturas ao membro inferior;   
- viabiliza a postura ereta do tronco para oferecer a mobilidade dos membros superiores e inferiores;
- absorção e transmissão de choques e forças compressivas;      
- a flexibilidade é sua principal função, pois as vértebras permitem a movimentação do tronco e da cabeça em todas as direções. 
      A dor na coluna é um sintoma, e não uma doença. As causas mais comuns do sintoma são: alterações posturais, hérnia de disco, doenças reumáticas, osteófitos (bico-de-papagaio), fraturas em vértebras, osteoporose, má formação genética, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
O Sistema Nervoso Humano    
O cérebro é dividido em dois hemisférios, ligados pelo corpo caloso              
      O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente. 
      Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnóide e pia-máter. Há, entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.     

ENCÉFALO
      O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.

Cérebro
      O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. Estes primeiros são unidos pelo corpo caloso: uma estrutura constituída de fibras nervosas. Em cada uma dessas duas regiões existem divisões de determinadas áreas, delimitadas por sulcos mais profundos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Estes se dão aos pares (um em cada hemisfério), e cada tipo coordena uma função específica - como a audição, ligada aos lobos temporais.
      A região mais externa do cérebro é denominada córtex cerebral, rico em corpos de neurônios e, em razão de sua tonalidade, era denominado “substância cinzenta”. O córtex possui áreas sensoriais, motoras e associativas (interpretação de sensações e elaboração de planos de ação).
      A região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a substância branca, que leva informações ao córtex, e recebe dele instruções acerca do funcionamento do corpo.
      As mensagens sensoriais, exceto olfativas, passam antes pelo tálamo. Outra estrutura, localizada sob o tálamo, é o hipotálamo, que ativa glândulas produtoras de hormônios e exerce um papel muito importante em relação à homeostase do organismo. Há, ainda, o epitálamo. Formado basicamente pela glândula pineal, é responsável pelo controle dos ciclos circadianos, influenciando diretamente em nosso relógio biológico; e produz a melatonina. Tálamo, hipotálamo e epitálamo constituem o diencéfalo.     

Cerebelo
      O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio e permitindo com que façamos determinadas tarefas, como andar de bicicleta. Isso só é possível porque ele recebe diversas informações do encéfalo e medula espinal. Também possui substância cinzenta externa e substância branca, internamente. 

Tronco encefálico      
      O mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É, também, responsável pelos reflexos visuais e auditivos.  
      A ponte também auxilia em relação ao tônus muscular, postura e equilíbrio. Além disso, controla a respiração e coordena a movimentação do corpo, inclusive dos olhos e pescoço.      
      O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição.   
      O tronco encefálico é formado apenas por substância branca.     

MEDULA
      A medula espinal se localiza em nossas vértebras, na região onde estas são perfuradas. Ao contrário do cérebro e cerebelo, a camada cinzenta da medula encontra-se mais interna que a camada branca.

      Ela é quem recebe primeiramente as informações transmitidas das mais diferentes regiões do corpo, para depois encaminhá-las para o encéfalo. Da mesma forma, as informações oriundas deste passam por ela, para depois serem conduzidas às regiões específicas.
      Além disso, a medula é responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência, como retirar imediatamente a mão da tomada ao receber choque. Tudo isso acontece nesta região graças aos trinta e um nervos espinhais que contém.

                                                                 Fonte:Equipe Brasil

Texto para Prova de Biologia 1ºano


Composição química da célula
As substâncias essenciais ao equilíbrio orgânico e inorgânico da vida.
Sendo a célula a unidade morfofuncional da vida, representando um bem organizado complexo químico, em sua composição bioquímica algumas substâncias são essenciais, em quantidades apropriadas à manutenção e equilíbrio orgânico e inorgânico do metabolismo, com aproximadamente:      
                                                               Substâncias Inorgânicas  
Água (75 a 85%) → alguns tecidos e órgãos requerem um maior ou menor teor hídrico (nos ossos em média 33% e nos músculos 85%);   
Sais minerais (1%) → para a estruturação corpórea humana são necessários cerca de 21 elementos (cálcio – Ca, ferro – Fe, magnésio  etc).
As Substâncias Orgânicas
Proteínas (10 a 15 %) → desempenhando função enzimática, imunitária (anticorpos) e endócrina (hormônios);             
Carboidratos (1%) → substâncias com potencial energético (amido e glicogênio) e estrutural (celulose, quitina, ácido hialurônico);               
Lipídios (2 a 3%) → glicerídeos, ceras, esteróides e carotenóides. Importantes componentes responsáveis pela regulação térmica, reserva energética, composição da membrana plasmática e precursores de hormônios sexuais;        
Ácidos Nucléicos (1%) → molécula que rege todo o funcionamento celular, através das informações gênicas transmitidas hereditariamente (ácido desoxirribonucléico – DNA e ácido ribonucléico – RNA);        
Vitaminas → classe heterogenia de moléculas, realizando ativação enzimática, acelerando as reações metabólicas.

                   Metabolismo

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo afim de que esse gaste energia. Tais reações ocorrem em dois processos: o anabolismo, que cria moléculas complexas a partir de moléculas simples, e o catabolismo, que decompõe as moléculas complexas criadas no anabolismo para produzir energia. Dessa forma, quando o anabolismo trabalha superando a atividade do catabolismo o organismo ganha peso e ocorre inversamente a perda de peso quando o catabolismo supera as atividades do anabolismo.               
                Cada organismo possui seu metabolismo distinto, ou seja, o metabolismo de cada organismo trabalha de forma única, sendo mais lento ou mais ágil dependendo do nível mínimo de energia que o organismo precisa para funcionar e desempenhar suas funções vitais. Existem vários tipos de metabolismo, porém existem alguns tipos que são mais importantes como o Metabolismo Basal que trabalha em função das principais atividades básicas do organismo, como a regulação da temperatura corporal, a regulação da pressão arterial e a regulação dos batimentos cardíacos, por exemplo. O Metabolismo da Atividade Física é o responsável por gastar energia enquanto o organismo está realizando atividades físicas específicas para a queima de energia e inespecíficas como escovar os dentes e pentear os cabelos, por exemplo. O Metabolismo Alimentar trabalha desde a ingestão do alimento no processo de mastigação até o processamento dos nutrientes pelo organismo.              
                Os carboidratos atuam de forma a acelerar o metabolismo, pois acelera os músculos, o sistema nervoso e as células sanguíneas, o que o torna indispensável para ter disposição e estar sempre ativo. As gorduras também são fundamentais para o metabolismo, pois retarda a digestão dos carboidratos e faz com que a energia gerada pelo organismo seja gasta de forma homogênea. As proteínas diminuem a velocidade da digestão dos carboidratos e ainda auxilia na queima de calorias.
                                                                                                                                                             Fonte: Equipe Brasil Escola

domingo, 26 de abril de 2009

Transporte Passivo - Difusão e Osmose


O que é
O transporte passivo é o transporte que ocorre entre duas soluções que tem por objetivo igualar as concentrações, ele ocorre sem o gasto de energia. Ele se divide em dois tipos: difusão e osmose.
A difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual, o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica).

            Quanto maior for a diferença entre as concentrações, mais rápido será o transporte. Por exemplo, a nicotina entra mais rapidamente na corrente sanguínea do não fumante do que na do fumante, isto ocorre devido ao fato desta substância não estar presente na corrente sanguínea do indivíduo que não fuma.

            Outro exemplo sobre a difusão é o cloro jogado na piscina. Ele se misturará completamente a água, deslocando-se do meio de maior concentração para o menos concentrado até ficar distribuído homogeneamente por toda a piscina.

            A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.

            Um exemplo bem simples para entendermos a osmose é observar a ação do açúcar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, o açúcar recebe a água contida nesta fruta.         

            Também observamos a osmose quando tomamos banho de mar, uma vez que há uma concentração de soluto (sal) bem mais elevada no mar do que aquela presente em nosso corpo.     

            Há situações em que ambas (osmose e difusão) ocorrerão simultaneamente. 
 
Este é o caso do sal que ao ir para a corrente sanguínea, passará para o liquido intersticial (liquido de onde as células retiram seus nutrientes e depositam os seus resíduos) por difusão. E por osmose, a água contida no líquido intersticial passará para a corrente sanguínea. O resultado disso será a elevação do volume de sangue e da pressão sanguínea.

Fonte: Portal Toda Biologia
http://www.todabiologia.com/citologia/transporte_passivo.htm

Mitose

Saiba mais sobre Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase, Intérfase, ciclo de vida celular, DNA, cromossomos, centríolos, centrômero
mitose 
Etapas da mitose em célula animal 
Introdução
Eventualmente as células necessitam se duplicar para dar origem a novas células. Esta divisão celular ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose. Neste texto abordaremos a mitose.

De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula.

As fases da Mitose 
Agora que sabemos disso, veremos as cinco fases que a célula atravessa em seu ciclo de vida até completar sua divisão. São elas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase.

Prófase

Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.

Metáfase

Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.

Anáfase

A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro.

Telófase

Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.

Interfase

Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela  mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia. 
Fonte: Portal Toda Biologia
http://www.todabiologia.com/citologia/mitose.htm

A Doença Mais Antiga do Mundo


Atualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca de inúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C.. Apesar de ser muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.
Paciente com hanseníase.
A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmente os nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar em deformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, agride e penetra na pele, deforma nervos, músculos e ossos.
No início ela provoca uma dor quase insuportável que logo passa e é substituída pela perda da sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado por causa do preconceito com o qual os portadores da doença eram tratados, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.
Em números absolutos de hanseníase, o Brasil é o segundo país no ranking, perdendo somente para a Índia.

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-doenca-mais-antiga-mundo.htm
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

Poluição do Ar


Poluição do ar
A poluição é a alteração da atmosfera provocada pelo lançamento de substâncias, matérias ou energia que provocam males ao meio ambiente e à saúde. Existe locais onde a poluição é visivelmente maior e mais concentrada, como é o caso de dez cidades que após uma pesquisa realizada por um laboratório conceituado apresentou níveis extremamente altos de contaminação e de problemas de saúde. A maioria das cidades que apresentam maior grau de poluição se concentra em países considerados de rápido desenvolvimento como é o caso da China e da Índia. São elas:
Norilsk, Rússia: Emite grande quantidade de níquel, cobre, chumbo e cádmio, além de platina e paládio;
Chernobyl, Ucrânia: Libera radioatividade na atmosfera;
Dzerzinsk, Rússia: Libera substâncias químicas através da produção de armas químicas e exploração de minas;
Kabwe, Zâmbia: Apresenta contaminações com chumbo, onde armazenado no sangue de crianças corresponde a 50 microgramas por decilitro;
La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;
Linfen, China: Libera poeira provenientes de carvão e apresenta contaminação na água por arsênio;
Sukinda, Índia: Apresenta contaminação nas águas com cromo hexavalente altamente tóxico;
Tianying, China: Contém grande concentração de chumbo no ar e no solo;
Vapi, Índia: Apresenta contaminação de resíduos industriais;
Sumqayit, Azerbaijão: Apresenta contaminação com metais pesados, petróleo e produtos químicos.

Vítima da poluição concentrada
Tais níveis de poluição trazem grandes conseqüências aos moradores, principalmente para gestantes e crianças. Provocam tumores, doenças respiratórias, leucemia infantil, alergias, doenças crônicas e outras.

Dermatoglifia


Digitais compostas por Presilhas
É o estudo científico das impressões digitais, pelo qual é possível analisar o potencial genético do indivíduo. Através dessa análise é possível descobrir as aptidões esportivas e algumas patologias e defeitos do desenvolvimento. O Estudo da dermatoglifia é realizado com três tipos de desenhos encontrados nas digitais dos dez dedos do indivíduo: arco, presilha e verticilo.
A dermatoglifia vem sendo bastante utilizada na área do desporto, pois através dessa é possível analisar as qualidades físicas de um atleta através das digitais. Dessa forma, é possível direcionar o atleta para a área ou posição que ele tem maior aptidão, entre outros. Para o desporto, os desenhos das digitais têm os seguintes significados:

- Arco: muita força, porém baixo nível de coordenação motora.

- Presilhas: velocidade e explosão.

- Verticilo (rodamoinho): força, velocidade e resistência.


Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/curiosidades/dermatoglifia.htm
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

A Luz do Vaga-Lume

O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem em razão das reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz.
Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traqueia e no cérebro, dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução, podendo até serem extintos.

A Hora do Planeta


Muitos artistas aderiram a este
movimento em prol do nosso planeta.
O “A Hora do Planeta” consiste no gesto de apagar as luzes em um dia e horário pré-determinados, por uma hora, a fim de chamar a atenção de todos acerca de um sério problema ambiental: o aquecimento global, uma vez que diversos países no mundo produzem energia elétrica a partir de combustíveis fósseis como carvão, gás e diesel. Nosso país, apesar de utilizar uma energia relativamente limpa, vinda de usinas hidroelétricas, contribui bastante para este agravante caso em queimadas, poluentes oriundos de nossa economia emergente, agropecuária e derrubada de florestas.

A “Earth Hour”, como é chamada em inglês, é uma iniciativa do WWF (“World Wildlife Fund”, ou “Fundo Mundial da Natureza”, em português): uma das mais renomadas ONG’s ambientalistas do planeta.

Executado pela primeira vez em 2007, na capital da Austrália, teve a participação de 2,2 milhões de pessoas. Em 2008, 371 cidades de 35 países aderiram à ideia, com cerca de 50 milhões de indivíduos. Governos, empresas e a população em geral, são convidados a participar deste ato simbólico de apelo aos problemas ambientais causados pela ação humana, e de incentivo à adoção individual e coletiva de hábitos mais sustentáveis.

A Earth Hour pode ser considerada, também, um momento para que se celebre a Terra: o planeta de todos. Assim, concertos musicais, jantares à luz de velas, projeções de filmes com o uso de energia oriunda de bicicletas, dentre muitas outras ações, são desenvolvidas por seus participantes.

No ano de 2009, o “Earth Hour” ocorrerá no dia 28 de março, das 20:30h às 21:30h. Atenas, Cairo, Lisboa, Buenos Aires, Edimburgo, Nova Iorque e cerca de outras 170 cidades, de 62 países já confirmaram sua adesão.

Como em dezembro deste ano haverá a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca - onde deverá ser assinado pelos países um acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa – este grande apagão pode ser uma forma de demonstrar que muitos de nós, terráqueos, estamos preocupados com o futuro do planeta.

Pela primeira vez, o Brasil participará, sendo que o Rio de Janeiro foi a primeira capital a anunciar este ato. O atual prefeito da cidade, Eduardo Paes, inclusive, declarou que o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a orla de Copacabana terão sua segurança reforçada, já que suas luzes não estarão funcionando neste intervalo de tempo.

São Paulo, Brasília, Rio Branco, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Manaus e Goiânia são as capitais que já oficializaram a participação. Alta Floresta D'Oeste (RO), Ouro Preto (MG), Castro Alves (BA), Itajaí (SC), Juazeiro do Norte (CE), Reserva do Cabaçal (MT), Sala Verde de Açailândia (MA) e Salgueiro (PE), e mais 37 cidades, distribuídas em 17 estados, também apagarão suas luzes.

Empresas e organizações, como a Fundação Oswaldo Cruz, SESC e McDonald's e Brasil Escola, também farão sua parte.

E você, fará a sua?
 Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-hora-planeta.htm
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Bebidas Energéticas


Bebida energética é a bebida que estimula o metabolismo, uma combinação de metilxantinas, vitaminas B, e ingredientes de ervas exóticas que têm por finalidade fornecer energia. Essas bebidas contêm cafeína, guaraná, taurina, ginseng, maltodextrina, inositol, carnitina, creatina, glucoronolactona, ginkgo biloba. Enquanto algumas versões contêm altos teores de açúcar, outras são adocicadas artificialmente.

A carnitina apesar de ser um forte estimulante, está presente em pequenas doses, portanto qualquer efeito de explosão pode ser psicológico. A quantidade de cafeína contida em uma dose de energético corresponde a 500 ml de refrigerante à base de cola. A taurina, um aminoácido presente no organismo humano, aumenta a resistência física e diminui os efeitos depressores do álcool.  
Pessoas de diferentes idades fazem uso da
bebida energética para os mais diversos fins

A cafeína, como é um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), ocasiona aumento da atenção, estimula a liberação de adrenalina e facilita a liberação de cálcio, o que proporciona uma contração muscular mais efetiva. Sendo assim, a cafeína pode atuar em três diferentes sistemas de fornecimento .de energia (ATP, anaeróbio e aeróbio) estimulando-os.

A glucoronolactona é uma substância formada a partir de glicose, auxilia nos processos de eliminação de toxinas endógenas e exógenas. No exercício físico age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance.

A bebida energética contém grande quantidade de carboidrato, o que a caracteriza como “Bebida Energizante”. São hipertônicas, tem grande concentração de açúcar, por isto estimulam a sede. Apresenta também vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B.

Inicialmente a bebida energética foi desenvolvida para o público noturno, como, por exemplo, aquelas pessoas que desejavam passar a noite toda dançando. Porém, hoje o perfil do consumidor é mais abrangente: tanto jovens e estudantes quanto outras pessoas de diferentes idades fazem uso dessa bebida para os mais diversos fins.

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/curiosidades/perigo-das-bebidas-energeticas.htm
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Impactos Ambientais


A sua consciência pode ajudar o ambiente.
Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.

Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI. É preciso que tomemos partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante sabermos alguns conceitos relacionados ao assunto.

Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente.

Como já era previsto, os principais poluentes têm origem na atividade humana. A Indústria é a principal fonte, ela gera resíduos que podem ser eliminados de três formas:

Na água: essa opção de descarte de dejetos é mais barata e mais cômoda, infelizmente os resíduos são lançados geralmente em recursos hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público.

Na atmosfera: a eliminação de poluentes desta forma só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso.

Em áreas isoladas: essas áreas são previamente escolhidas, em geral são aterros sanitários.

Classificação dos resíduos:

Resíduos tóxicos: são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração, são rapidamente identificados por provocar diversas reações maléficas no organismo. Exemplos de geradores desses poluentes: indústrias produtoras de resíduos de cianetos, cromo, chumbo e fenóis.

Resíduos minerais: são relativamente estáveis, correspondem às substâncias químicas minerais, elas alteram as condições físico-químicas e biológicas do meio ambiente. Exemplos de indústrias: mineradoras, metalúrgicas, refinarias de petróleo.

Resíduos orgânicos: as principais fontes desses poluentes são os esgotos domésticos, os frigoríficos, laticínios, etc. Esses resíduos correspondem à matéria orgânica potencialmente ativa, que entra em decomposição ao ser lançada no meio ambiente.

Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza.

Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes e altamente nocivas à saúde humana.


Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/quimica/impactos-ambientais.htm
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Camada de Ozônio

Proteja-se do sol.
O Sol é uma dádiva que nos ilumina todas as manhãs trazendo calor e energia, mas esse astro também emite energia fora da faixa que denominamos luz visível, ou seja, não é percebida por nossos olhos. A faixa acima da luz visível é denominada infravermelha e a faixa abaixo dela é a ultravioleta.

As irradiações com comprimentos de ondas menores contêm mais energia concentrada, sendo, portanto, muito mais fortes, essas irradiações correspondem aos raios ultravioleta que são prejudiciais à nossa saúde.

Mas a natureza em sua perfeição protege o planeta Terra com um escudo contra a irradiação ultravioleta, ou melhor, protegia. A camada de ozônio é responsável por absorver grande parte da irradiação prejudicial antes que essa chegue ao solo, mas infelizmente a camada está sendo destruída por poluentes como os CFC’s (clorofluorcarbonetos).

Os raios ultravioleta (UV-B), com comprimento de onda entre 290 a 320 nanômetros, são mais nocivos ao homem, são denominados de radiação biologicamente ativa. A maior parte dessa radiação é absorvida pela camada de ozônio, mas uma pequena porção que chega à superfície já é suficiente para causar danos à saúde humana.

Se uma pessoa se expuser à radiação UV-B por períodos mais prolongados, poderá notar o aparecimento de queimaduras solares na pele que podem ocasionar o câncer de pele. A Agência Norte Americana de Proteção Ambiental estima que 1% de redução da camada de ozônio provoca um aumento de 5% no número de pessoas que contraem câncer de pele. Um estudo realizado no Brasil e nos Estados Unidos mostrou que uma redução de 1% da camada de ozônio provocou o crescimento de 2,5% da incidência de melanomas.

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/quimica/consequencias-destruicao-camada-ozonio.htm
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Alotropia

A capacidade de um elemento químico formar duas ou mais substâncias simples diferentes é denominada de Alotropia

Exemplos:

1- O gás oxigênio (O2) e ozônio (O3) diferem um do outro na atomicidade, isto é, no número de átomos que forma a molécula.
Moléculas de grafite e diamante respectivamente.
Dizemos então que o gás oxigênio e o ozônio são as formas alotrópicas do elemento químico oxigênio. O oxigênio existe no ar atmosférico, sendo um gás indispensável à nossa respiração. O ozônio é um gás que envolve a atmosfera terrestre, protegendo-nos dos raios ultravioleta do sol.

2 - Carbono (C): Seus átomos podem se unir de várias formas diferentes formando inúmeras substâncias. O diamante e a grafite são substâncias simples formadas apenas por carbono, a grande diferença entre elas é a maneira como os átomos ficam organizados nas moléculas, ou seja, o rearranjo dos átomos. A grafite representa a forma mais estável do carbono, já o diamante, só é conseguido com pressões e temperaturas altíssimas.

3 - O fósforo vermelho e o fósforo branco são alótropos do elemento químico fósforo, que diferem entre si pela atomicidade.

OBS: ALOTROPIA refere-se somente a SUBSTÂNCIAS SIMPLES.


Fonte: Sítio Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/quimica/alotropia.htm

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Gêmeos Idênticos

Quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas, dá origem aos gêmeos idênticos. Normalmente possuem o mesmo sexo, mas apenas 1/3 das gestações são de gêmeos univitelinos.

A gestação é difícil pelo fato de apenas 10% a 15% dos gêmeos idênticos terem placentas diferentes, geralmente possuem a mesma placenta.
Muitas pesquisas são feitas sobre os gêmeos idênticos, além da semelhança física os especialistas tentam estabelecer um padrão comportamental entre eles, pois muitos só têm a aparência física igual, pois manifestam comportamentos totalmente adversos entre si. Ao nascerem os gêmeos idênticos possuem as mesmas marcas epigenéticas no genoma, à medida que vão envelhecendo surgem as diferenças. À medida que permanecem separados essas diferenças tendem a aumentar, segundo pesquisadores do Centro Nacional Espanhol do Câncer, em Madri.
 
Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/gemeos-identicos.htm
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Gêmeos


Gêmeos idênticos
Quantos casais não sonham em ter filhos gêmeos? A emoção que a mulher sente ao dar luz a gêmeos é grande. Quando engravida, a mulher e o seu parceiro entram num clima de felicidade por terem gerado um fruto do relacionamento, um ser que será a continuação genética deles.
Muitos têm a agradável surpresa de, ao fazerem o exame, descobrirem que não terão só um filho mais sim dois, logo começam a idealizar como serão e como irão se relacionar entre si.
Gravidez de gêmeos gera muito mais cansaço para a gestante do que uma gravidez de um filho apenas, uma vez que exige mais do organismo da mulher, pois há mais pressão sobre os músculos, as articulações, etc. A maioria dos gêmeos nascem entre 2 e 3 meses antes de uma gravidez normal, e os bebês geralmente nascem menores que um bebê que nasce sozinho. Há normalmente um intervalo de alguns minutos entre o nascimento de um bebê e de outro, que será determinado pelos riscos da gravidez e pela rapidez do parto.
Existem dois tipos de gêmeos: os idênticos e os fraternos. Os idênticos são normalmente do mesmo sexo e cópia exata do outro, diferenciando em certos aspectos apenas. Já os gêmeos fraternos são geralmente de sexos diferentes e aparência distinta.

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/gemeos.htm
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Sistema Nervoso Central

O cérebro é dividido em dois hemisférios, ligados pelo corpo caloso
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.

Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há, entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.

ENCÉFALO

O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.

Cérebro

O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. Estes primeiros são unidos pelo corpo caloso: uma estrutura constituída de fibras nervosas. Em cada uma dessas duas regiões existem divisões de determinadas áreas, delimitadas por sulcos mais profundos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Estes se dão aos pares (um em cada hemisfério), e cada tipo coordena uma função específica - como a audição, ligada aos lobos temporais.

A região mais externa do cérebro é denominada córtex cerebral, rico em corpos de neurônios e, em razão de sua tonalidade, era denominado “substância cinzenta”. O córtex possui áreas sensoriais, motoras e associativas (interpretação de sensações e elaboração de planos de ação).

A região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a substância branca, que leva informações ao córtex, e recebe dele instruções acerca do funcionamento do corpo.

As mensagens sensoriais, exceto olfativas, passam antes pelo tálamo. Outra estrutura, localizada sob o tálamo, é o hipotálamo, que ativa glândulas produtoras de hormônios e exerce um papel muito importante em relação à homeostase do organismo. Há, ainda, o epitálamo. Formado basicamente pela glândula pineal, é responsável pelo controle dos ciclos circadianos, influenciando diretamente em nosso relógio biológico; e produz a melatonina. Tálamo, hipotálamo e epitálamo constituem o diencéfalo.

Cerebelo

O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio e permitindo com que façamos determinadas tarefas, como andar de bicicleta. Isso só é possível porque ele recebe diversas informações do encéfalo e medula espinal. Também possui substância cinzenta externa e substância branca, internamente.

Tronco encefálico

O mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É, também, responsável pelos reflexos visuais e auditivos.

A ponte também auxilia em relação ao tônus muscular, postura e equilíbrio. Além disso, controla a respiração e coordena a movimentação do corpo, inclusive dos olhos e pescoço.

O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição.

O tronco encefálico é formado apenas por substância branca.


MEDULA

A medula espinal se localiza em nossas vértebras, na região onde estas são perfuradas. Ao contrário do cérebro e cerebelo, a camada cinzenta da medula encontra-se mais interna que a camada branca.

Ela é quem recebe primeiramente as informações transmitidas das mais diferentes regiões do corpo, para depois encaminhá-las para o encéfalo. Da mesma forma, as informações oriundas deste passam por ela, para depois serem conduzidas às regiões específicas.

Além disso, a medula é responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência, como retirar imediatamente a mão da tomada ao receber choque. Tudo isso acontece nesta região graças aos trinta e um nervos espinhais que contém.
Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-nervoso-central.htm
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Sistema Nervoso


Neurônio: principal componente do sistema nervoso
O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

Células especializadas, denominadas neurônios, são as principais responsáveis pelo recebimento e transporte de informações, por meio de alterações elétricas que ocorrem na região da membrana - conhecidas por impulsos elétricos. Esses ocorrem, geralmente, da extremidade de um neurônio para a de outro, sendo que o local de junção entre estes é chamado sinapse nervosa.

Na grande parte das sinapses, os citoplasmas apresentam mediadores químicos: os neurotransmissores. Esses permitem a ocorrência destes impulsos ao se ligarem a proteínas de membrana da célula seguinte. A adrenalina é um exemplo.

Este sistema possui íntima relação com o sistema endócrino, podendo fornecer a ele, por exemplo, informações relativas ao ambiente. Nessa situação, o sistema endócrino, responsável pela produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea, atua estimulando, ou mesmo inibindo, a ação de determinados órgãos por meio destes mensageiros químicos.

Glândulas exócrinas, como as responsáveis pelo suor ou pela digestão, também exercem papel importante no funcionamento do sistema nervoso, inclusive no que se diz respeito à homeostase corpórea.
Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-nervoso.htm
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nervos


Nervo óptico (seta)
O sistema nervoso periférico é constituído de nervos, gânglios e terminações nervosas. Ele é responsável pela condução de estímulos ao sistema nervoso central ou de emissão de respostas, em órgãos específicos.

Fibras nervosas e tecido conjuntivo formam os nervos, que são os responsáveis pela transmissão de impulsos, do ou para o SNC (sistema nervoso central). São respectivamente: fibras sensoriais (ou aferentes); e fibras motoras (ou eferentes). As primeiras levam impulsos de células sensoriais para o SNC; e as segundas, são responsáveis por destinar os impulsos do SNC para os músculos.

Nervos se distribuem por todo o corpo a partir da medula espinal (31 pares de nervos espinais, ou raquidianos); ou do encéfalo (12 pares de nervos cranianos).

Nervos raquidianos se ligam a células sensoriais e, também, a músculos do corpo. Esses possuem duas raízes, sendo a de região ventral constituída de fibras motoras, e a de região dorsal, de fibras sensoriais. Dessa forma, estes 31 pares são considerados nervos mistos. Lesões provocadas na raiz motora, por exemplo, podem fazer com que o indivíduo tenha paralisia sem, no entanto, perder a sensibilidade. Já no caso de lesões na raiz sensorial, pode haver perda de sensibilidade sem, no entanto, haver alterações no tônus muscular.

Nervos cranianos são ligados a órgãos do sentido e músculos, principalmente aos da cabeça. Alguns deles possuem dilatações resultantes de um acúmulo de neurônios: os gânglios nervosos.
Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/nervos.htm
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

A Dor



A dor é uma sensação que se manifesta quando um incentivo maléfico é transmitido ao sistema nervoso central provocando um seguimento de destruição dos tecidos por meio de reações emocionais e dos órgãos. Ocorre quando há alterações desconhecidas no organismo, que reage para se adaptar a tais alterações. Existem dois processos nas sensações dolorosas:
Percepção da dor: Ocorre quando um incentivo maléfico é originado pelo organismo e este o envia através dos neurônios provocando a dor.
Reação à dor: Ocorre quando o organismo responde à sensação desconfortável da dor utilizando regiões cerebrais para determinar o comportamento do indivíduo em relação a sua dor.
Pode ser classificada como dor rápida quando ocorre por estímulos localizados e violentos como, por exemplo, uma pancada sofrida que provoca uma dor rapidamente sentida e dor lenta quando ocorre de forma gradativa em locais difíceis de ser identificados e determinados de forma contínua como, por exemplo, dor de cabeça que se inicia com um leve incômodo e   
A interferência da dor no dia-a-dia 
alastra-se por toda a cabeça, é de difícil detecção seu ponto inicial.
Independente de sua classificação, a dor interfere de forma significante na qualidade de vida das pessoas. Quando a sensação dolorosa se manifesta em alguma parte do organismo, o indivíduo passa a sentir náuseas, fadiga, irritação, força, resistência e capacidade funcional diminuídas, variação de humor, insônia, somatização, dependência de medicamentos, sofrimento, perda de apetite, ansiedade e perda da libido.
Curiosidade: Em fetos, a dor pode se manifestar a partir da 28ª semana.

Fonte: Portal Brasil Escola
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Botânica


A Botânica é a ciência que estuda as plantas

Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Esta ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.

A história desta área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: "Sobre a História das Plantas" (Historia Plantarum) e "Sobre as Causas das Plantas".

O alemão Otto Brunfels, no século 16, publicou uma obra denominada Herbarium, com informações precisas sobre algumas espécies de plantas e, dois séculos depois, o botânico sueco Lineu propôs a nomenclatura binomial para identificação, também, deste reino vivo. Seu sistema de classificação era baseado na posição e número de estames na flor. Ambos são considerados como os pais da botânica científica.

Eicher, mais tarde, propôs a subdivisão do Reino Plantae em criptógamas e fanerógamas: plantas sem e com flores, respectivamente. Outro cientista, Engler, propôs a classificação entre talófitas e cormófitas, sendo estas últimas as que possuem raiz, caule e folhas. Atualmente, com o advento da filogenia e avanço da Biologia Molecular, outras formas de classificação vêm sendo propostas.

Em nosso país, o estudo dos vegetais foi impulsionado pela chegada da corte portuguesa, tendo como consequência a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1808, por D. João VI.

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm
Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Biologia Evolutiva - Evolução


Anagênese (a) e cladogênese (b): tipos de especiação.


A teoria da evolução busca respostas acerca do surgimento das espécies (especiação) em nosso planeta, ao longo do tempo. As semelhanças entre elas, e as adaptações destas ao meio em que vivem, são alguns dos argumentos a favor da teoria. Registros fósseis e evidências moleculares também fornecem evidências acerca deste processo biológico.

Darwin - o primeiro nome que nos vem à mente quando se fala em evolução – é um dos diversos estudiosos que pensaram acerca destes mecanismos. Lineu, Lamarck e Wallace (coautor da teoria da evolução por seleção natural, proposta também por Darwin), são mais alguns nomes que muito contribuíram para a compreensão dessa ciência.

Mais recentemente, August Weissmann, De Vries, Fisher, Haldane, Mayr, Simpson, Stebbins, Romanes, Ruxley, dentre outros, foram capazes de explicar lacunas existentes nas ideias de Darwin e Wallace, por meio da teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo: modelo aceito atualmente.

Para tal, as leis de Mendel, mais tardiamente difundidas, muito contribuíram, já que Darwin morreu sem encontrar um modelo de descendência/hereditariedade consistente e compatível com sua teoria. Uma curiosidade quanto a isso é que Darwin possuía em sua biblioteca as publicações do “pai da Genética”, mas sem, no entanto, ter tido a oportunidade de compreendê-lo - ou mesmo de lê-las.

Muitos cientistas acreditam, hoje, que todas as áreas da Biologia (Genética, Ecologia, Bioquímica, Fisiologia, Embriologia, Paleontologia, dentre outras) só terão coerência se estiverem contextualizadas sob um enfoque evolutivo.

Quanto a isso, o geneticista russo Theodosius Dobzhansky (1900- 1975) pontuou:

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”.

Você concorda com esta frase?

Os artigos da seção “Biologia Evolutiva” poderão auxiliá-lo a refletir acerca desta afirmação.

Boa leitura!

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/biologia-evolutiva.htm
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Bioquímica


A proteína é uma das biomoléculas estudadas em Bioquímica
A Bioquímica estuda, basicamente, as reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos. Para isso, a estrutura e a função das biomoléculas - aminoácidos, peptídeos, enzimas, proteínas, carboidratos, lipídeos, ácidos nucléicos, hormônios, vitaminas, dentre outros - são trabalhados nessa disciplina. Também é destaque a importância biológica e propriedades físico-químicas da água, além dos sistemas-tampão e pH.

Quanto ao metabolismo, o enfoque é dado no que se diz respeito à produção e utilização de energia pelos seres vivos: glicólise, ciclo de Krebs, síntese e oxidação de ácidos graxos, metabolismo de compostos nitrogenados, cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.
Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/bioquimica.htm
Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Biologia Celular

Mitocôndria observada ao microscópio eletrônico

A Biologia Celular, antiga citologia, aborda temáticas relacionadas às células:

- a evolução, organização e método de estudo das células de procariontes e eucariontes;

- citoesqueleto e citossol;
- vacúolos e inclusões;
- cílios e flagelos;
- membranas, suas especializações;
- permeabilidade celular;
- organelas – ribossomos, retículo endoplasmático granuloso e não-granuloso, complexo golgiense, centríolos, lisossomos, mitocôndria, cloroplastos (nas células vegetais);
- núcleo, nucléolo e envoltório nuclear;
- ácidos nucléicos;
- moléculas de adesão;
- diferenciação e interação celular;
- divisão (mitose e meiose);
- microscopia, envolvendo técnicas de preparação e estudo deste material biológico e uso de microscópios ópticos e eletrônicos.

Estas temáticas, dentre outras, permitem o estudo destas unidades estruturais, presentes em todas as formas de vida existentes, tanto uni quanto pluricelulares.

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/nivel-celula.htm
Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Origem da Vida


As mudanças ambientais e a evolução hominídea (o surgimento da espécie Homo sapiens).
A origem dos seres vivos está intimamente associada às circunstanciais transformações ocorridas desde a formação do planeta Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, passando por momentos de aquecimento e resfriamento, radiações UV, descargas elétricas, intenso vulcanismo, precipitações e evaporações.

Em virtude de tais acontecimentos, com incidência direta sobre compostos e elementos químicos da atmosfera primitiva: gás carbônico, gás nitrogênio, amônia, gás hidrogênio, metano, e vapor d’água, foi possível uma reorganização molecular que passou por alterações gradativas, a ponto de viabilizar o surgimento de uma rudimentar estruturação orgânica (os coaservados), evolutivamente capazes de promover interações entre si e com o meio.

Indícios revelam a existência de vidas (os fósseis), contidos no arcabouço geológico transcorrido 1 bilhão de anos desde a formação do planeta.

Fonte Sítio Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/origem-vida.htm

Gravidez



Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que normalmente tem duração de 39 semanas contadas após o último ciclo menstrual. Para que a gravidez ocorra é necessário que o óvulo seja fecundado por um espermatozóide e que estes sejam identificados pelo organismo materno. A gestação é avaliada por um profissional especializado na área, o ginecologista/obstetra. Este profissional para facilitar a avaliação e acompanhamento divide o período gestacional em três trimestres.

O primeiro trimestre é instável, pois o corpo lúteo (estrutura endócrina responsável pela produção da progesterona) mantém a gestação até a segunda semana impedindo a menstruação e se este não se desenvolver normalmente pode ocorrer aborto espontâneo. Neste período, a gestante precisa ingerir alimentos saudáveis e naturais além de polivitamínicos prescritos pelo médico. As atividades físicas devem ser limitadas à caminhadas e natação e a atividade sexual sem exageros (recomenda-se o tipo “papai e mamãe”). Nesse período a gestante também pode sentir algumas sensações desconfortáveis como náuseas, vômitos, enjôos, mal-estar, irritação, sonolência, cólicas e outros.

O segundo trimestre é um período mais estável que o anterior, o organismo já se altera visivelmente, as mamas já se preparam para a produção de leite, a barriga começa a aparecer. A gestante nesse período pode ter acne pelo aumento da oleosidade na pele, varizes quando o sangue se acumula nas pernas, câimbras por causa da pressão provocada pelo útero, mictúria provocada pela pressão da bexiga e outras. Nesse período pode haver riscos de descolamento da placenta e placenta prévia que são detectados através do sangramento que se manifesta de forma bem clara e rala até o sangramento do tipo menstruação.

No terceiro trimestre a gestante deve fazer um número maior de consultas médicas, pois nesse período é possível detectar a pré-eclâmpsia, síndrome que faz a gestante reter líquidos, ter sua pressão alterada e elevada e eliminar proteínas pela urina. A barriga já atinge um tamanho desconfortável para a gestante podendo ou não dificultar sua locomoção, provocar insônia, falta de ar, hemorróidas e outras. O útero também passa a se contrair na intenção de preparar a gestante para o parto.

É recomendável que a gestante em toda a gravidez controle sua alimentação. Apesar de aumentar a fome e a ingestão de alimentos, a gestante deve controlar e dar preferência para alimentos naturais, evitando sal, alimentos gordurosos, frituras, massas, refrigerantes.

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez.htm
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

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