quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto para Prova de Biologia 2ºano


Anatomia e Fisiologia Humana
         A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o campo da biologia dedicada à interação das diversas aplicações e funções físicas e químicas considerando o tempo geológico como fator preponderante no surgimento e ocorrências biológicas (conformação de uma característica adaptada / selecionada), para compreensão dos seres vivos, ou seja, o funcionamento dos organismos.     
      Trata-se de um suporte físico-químico mais simplista, empregado para nível didático no esclarecimento dos aspectos vitais que norteiam o metabolismo dos animais (Reino Animália) e vegetais (Reino Metaphita), com extensão aos demais seres (Reinos: Monera, Fungi, Protista e também aos vírus).     
      De forma geral a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutrição, circulação, respiração, excreção, ao sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução, ao logo da história evolutiva.
     
A coluna humana
      Para cuidar de uma parte tão importante do corpo, como a coluna, é interessante conhecer quais são suas estruturas e funções.
      A estrutura da coluna vertebral é especializada para favorecer o desempenho de suas funções, e seus ossos formam o principal apoio do corpo, o que lhe garante as seguintes funções:
- proteção (os órgãos e vísceras vitais são protegidos pela barreira óssea ao redor da medula espinhal com o auxílio das costelas);   
- o suporte da cabeça, dos braços e do tronco contra a força da gravidade, transfere a massa dessas estruturas ao membro inferior;   
- viabiliza a postura ereta do tronco para oferecer a mobilidade dos membros superiores e inferiores;
- absorção e transmissão de choques e forças compressivas;      
- a flexibilidade é sua principal função, pois as vértebras permitem a movimentação do tronco e da cabeça em todas as direções. 
      A dor na coluna é um sintoma, e não uma doença. As causas mais comuns do sintoma são: alterações posturais, hérnia de disco, doenças reumáticas, osteófitos (bico-de-papagaio), fraturas em vértebras, osteoporose, má formação genética, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
O Sistema Nervoso Humano    
O cérebro é dividido em dois hemisférios, ligados pelo corpo caloso              
      O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente. 
      Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnóide e pia-máter. Há, entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.     

ENCÉFALO
      O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.

Cérebro
      O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. Estes primeiros são unidos pelo corpo caloso: uma estrutura constituída de fibras nervosas. Em cada uma dessas duas regiões existem divisões de determinadas áreas, delimitadas por sulcos mais profundos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Estes se dão aos pares (um em cada hemisfério), e cada tipo coordena uma função específica - como a audição, ligada aos lobos temporais.
      A região mais externa do cérebro é denominada córtex cerebral, rico em corpos de neurônios e, em razão de sua tonalidade, era denominado “substância cinzenta”. O córtex possui áreas sensoriais, motoras e associativas (interpretação de sensações e elaboração de planos de ação).
      A região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a substância branca, que leva informações ao córtex, e recebe dele instruções acerca do funcionamento do corpo.
      As mensagens sensoriais, exceto olfativas, passam antes pelo tálamo. Outra estrutura, localizada sob o tálamo, é o hipotálamo, que ativa glândulas produtoras de hormônios e exerce um papel muito importante em relação à homeostase do organismo. Há, ainda, o epitálamo. Formado basicamente pela glândula pineal, é responsável pelo controle dos ciclos circadianos, influenciando diretamente em nosso relógio biológico; e produz a melatonina. Tálamo, hipotálamo e epitálamo constituem o diencéfalo.     

Cerebelo
      O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio e permitindo com que façamos determinadas tarefas, como andar de bicicleta. Isso só é possível porque ele recebe diversas informações do encéfalo e medula espinal. Também possui substância cinzenta externa e substância branca, internamente. 

Tronco encefálico      
      O mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É, também, responsável pelos reflexos visuais e auditivos.  
      A ponte também auxilia em relação ao tônus muscular, postura e equilíbrio. Além disso, controla a respiração e coordena a movimentação do corpo, inclusive dos olhos e pescoço.      
      O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição.   
      O tronco encefálico é formado apenas por substância branca.     

MEDULA
      A medula espinal se localiza em nossas vértebras, na região onde estas são perfuradas. Ao contrário do cérebro e cerebelo, a camada cinzenta da medula encontra-se mais interna que a camada branca.

      Ela é quem recebe primeiramente as informações transmitidas das mais diferentes regiões do corpo, para depois encaminhá-las para o encéfalo. Da mesma forma, as informações oriundas deste passam por ela, para depois serem conduzidas às regiões específicas.
      Além disso, a medula é responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência, como retirar imediatamente a mão da tomada ao receber choque. Tudo isso acontece nesta região graças aos trinta e um nervos espinhais que contém.

                                                                 Fonte:Equipe Brasil

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger