domingo, 26 de abril de 2009

Fisiologia

A complexa e dinâmica estrutura dos organismos.
A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o campo da biologia dedicada à interação das diversas aplicações e funções físicas e químicas considerando o tempo geológico como fator preponderante no surgimento e ocorrências biológicas (conformação de uma característica adaptada / selecionada), para compreensão dos seres vivos, ou seja, o funcionamento dos organismos.
Trata-se de um suporte físicoquímico mais simplista, empregado para nível didático no esclarescimento dos aspectos vitais que norteiam o metabolismo dos animais (Reino Animália) e vegetais (Reino Metáphita), com extenção aos demais seres (Reinos: Monera, Fungi, Protista e também aos vírus).
De forma geral a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutriçao, circulação, respiração, excreção, ao sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução, ao logo da história evolutiva.
Atualmente importantes pesquisas envolvendo a fisiologia, ganham considerável destaque, principalmente nos setores realacionados a biomecânica bioquímica e a farmacologia.
Fonte: Site Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/fisiologia.htm
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger