domingo, 26 de abril de 2009

Biologia Evolutiva - Evolução


Anagênese (a) e cladogênese (b): tipos de especiação.


A teoria da evolução busca respostas acerca do surgimento das espécies (especiação) em nosso planeta, ao longo do tempo. As semelhanças entre elas, e as adaptações destas ao meio em que vivem, são alguns dos argumentos a favor da teoria. Registros fósseis e evidências moleculares também fornecem evidências acerca deste processo biológico.

Darwin - o primeiro nome que nos vem à mente quando se fala em evolução – é um dos diversos estudiosos que pensaram acerca destes mecanismos. Lineu, Lamarck e Wallace (coautor da teoria da evolução por seleção natural, proposta também por Darwin), são mais alguns nomes que muito contribuíram para a compreensão dessa ciência.

Mais recentemente, August Weissmann, De Vries, Fisher, Haldane, Mayr, Simpson, Stebbins, Romanes, Ruxley, dentre outros, foram capazes de explicar lacunas existentes nas ideias de Darwin e Wallace, por meio da teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo: modelo aceito atualmente.

Para tal, as leis de Mendel, mais tardiamente difundidas, muito contribuíram, já que Darwin morreu sem encontrar um modelo de descendência/hereditariedade consistente e compatível com sua teoria. Uma curiosidade quanto a isso é que Darwin possuía em sua biblioteca as publicações do “pai da Genética”, mas sem, no entanto, ter tido a oportunidade de compreendê-lo - ou mesmo de lê-las.

Muitos cientistas acreditam, hoje, que todas as áreas da Biologia (Genética, Ecologia, Bioquímica, Fisiologia, Embriologia, Paleontologia, dentre outras) só terão coerência se estiverem contextualizadas sob um enfoque evolutivo.

Quanto a isso, o geneticista russo Theodosius Dobzhansky (1900- 1975) pontuou:

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”.

Você concorda com esta frase?

Os artigos da seção “Biologia Evolutiva” poderão auxiliá-lo a refletir acerca desta afirmação.

Boa leitura!

Fonte: Portal Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/biologia/biologia-evolutiva.htm
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger