sábado, 18 de julho de 2009

Quais as principais diferenças entre vírus e bactéria?





Bactéria
Foto: Science Photo Library

ESTRUTURA  Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.
MODO DE VIDA  Algumas são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera (veja a foto acima). Outras mantêm uma relação harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digestão. Há ainda as que se alimentam de matéria orgânica morta.
TAMANHO  O diâmetro da maioria varia entre 0,2 e 2 micras (unidade que representa 1 milésimo de milímetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas são visíveis a olho nu (se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS?  Sim.

Vírus
Foto: Science Photo Library
ESTRUTURA  Microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético - o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).
MODO DE VIDA  Todos são parasitas intracelulares. Alguns causam doenças em seres vivos, como a aids (veja a imagem acima, que representa o modelo do vírus HIV criado em computador), a gripe, o sarampo e a rubéola.
TAMANHO  Geralmente, eles são menores que as bactérias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 namômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). São visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS?  Não.

Fonte: http://revistaescola.abril.uol.com.br/ciencias/fundamentos/quais-principais-diferencas-virus-bacteria-428542.shtml.
--------------------------------------------------


Blog Biologia - Danbio - Seu blog site de biologia - bio blog - blog template biologia - blog de biologia

2 comentários:

Biosfera disse...

Parabéns pelo texto e pelo blog em geral.

Gostei da maneira simplificada como apresentou as diferenças.

Interessante,

abração


Visite-nos

Ricardo Rodrigues disse...

Às vezes algumas questões que para profissionais da área parecem básicas são coisas "de outro mundo" para boa parte da população.
Se você parasse aleatoriamente algumas pessoas na rua, pouquíssimas dariam definições próximas às que você citou.
É nessas horas que a gente sente a responsabilidade de se repassar o conhecimento científico com clareza e objetividade.

BlogBlogs

 
Powered by Blogger