Em maio de 2007, um lago glacial no sul do Chile desapareceu. Os pesquisadores chilenos relataram, em março, que o lago tinha 30,5 metros de profundidade e uma área de cinco acres. Localizado no Parque Bernardo O'Higgins, ao sul das montanhas dos Andes, o lago raramente era visitado e nem nome ele tinha. Quando os guardas florestais chilenos chegaram, ficaram surpresos por encontrar nada mais do que "pedaços de gelo no fundo do lago seco e uma enorme fissura", onde o lago sem nome um dia esteve . Há 8 quilômetros de distância, outro rio, que um dia teve mais de 40 metros de largura, mal afluía. O que poderia provocar esse grande distúrbio a ponto de fazer um lago inteiro e boa parte de um rio desaparecerem?
Os cientistas estão tentando imaginar como um lago glacial como esse poderia desaparecer repentinamente.
Fotógrafo: George Wood / Agência: Dreamstime.com
Os cientistas estão tentando desvendar como um lago glacial
como esse poderia desaparecer repentinamente
Ultimamente, o aquecimento global parece ser a resposta automática sempre que se observa uma mudança ambiental dramática. Sem dúvida, o aquecimento global é uma grande preocupação para os lagos, já que os níveis de água de muitos estão diminuindo devido a uma combinação de escassez de chuva e altas temperaturas. Na província de Magallanes, onde o lago está localizado, as geleiras Tempano e Bernardo estão diminuindo, e elas sempre mandavam água para o lago. Especialistas, como Gino Casassa e Andres Rivera (glaciologistas), apontaram o aquecimento global como a causa. Dessa forma, o aquecimento global pode ser uma das causas - pelo menos da diminuição do fornecimento de água ao lago - mas os cientistas também estão considerando várias outras possibilidades.
Uma teoria que os cientistas estão investigando é que um terremoto na área abriu uma fissura na terra, o que tragou o lago. O sul do Chile passa por centenas de pequenos terremotos por ano, e um tremor razoavelmente grande foi detectado em 21 de abril. A fissura observada no fundo do lago vazio fez com que a água do rio escapasse, semelhante a um tampão que está sendo puxado de uma pia.
Uma segunda possibilidade trata do aquecimento global e da diminuição das geleiras. Os lagos glaciais geralmente se desenvolvem atrás de barragens naturais chamadas de morenas, que são feitas de gelo. Uma vez que uma morena se quebra, seja por causa de uma avalanche, terremoto, aquecimento ou outro acontecimento, a água rompe-se e o lago às vezes escoa. Esse poderia ser o caso aqui, embora também seja possível que o problema fosse o excesso de água. As geleiras Tempano e Bernardo em processo de derretimento poderiam ter enchido o lago além da capacidade da cratera. A pressão elevada poderia ter quebrado a morena do lago ou criado túneis subterrâneos pelos quais a água sairia. Os pedaços de gelo que obstruíam os buracos e fissuras na terra também podem ter derretido ou quebrado, criando mais canais e saídas para a água.
O que quer que tenha acontecido ao lago, levará no mínimo algumas semanas até que haja uma resposta, se houver. Os cientistas estão preparados para investigar o fundo do lago, mas o local é muito distante - cerca de 1.494 metros acima do nível do mar e 2.012 quilômetros ao sul da capital do Chile, Santiago. Também vale a pena ter em mente que o lago não existia há 30 anos, então, seu desaparecimento pode simplesmente ser parte de um processo natural. Alguns lagos, incluindo muitos no Alasca e no Lago Jackson, na Flórida, passam por um processo semelhante regularmente, desaparecendo e reaparecendo durante determinadas estações, ou de ano em ano ou década em década.
Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/desaparecimento-de-lago.htm