quinta-feira, 4 de junho de 2009

Algumas Curiosidades I

Curiosidades & Biologia

Uma viagem pelo corpo humano
· Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.
· A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
· As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.
· A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.
· O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cor dos olhos e formato do rosto.

Tabela com as Fobias
A fobia O que é ?
Acrofobia medo de lugares elevados, altura
Aerofobia medo do ar
Hidrofobia medo da água
Agorafobia medo de lugares e situações públicas
Felinofobiamedo de gatos
Aracnofobia medo de aranhas
Astrofobiamedo de relâmpago
Bacterofobia medo de germes
Brontofobiamedo de trovões
Cinofobia medo de cães
Claustrofobiamedo de lugares fechados
Entomofobiamedo de insetos
Equinofobiamedo de cavalos
Entomofobiamedo de insetos
Entomofobiamedo de insetos
Hematofobiamedo de sangue
Herpetofobiamedo de répteis
Misofobia medo de sujeira e contaminação
Nictofobia medo de noite, escuridão


Mais Curiosidades

Cérebro


· É responsável pelo raciocínio e controla todas as reações das pessoas. Por meio dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro mensagens de todas as partes do corpo. Então, o cérebro manda sinais para os músculos e as glândulas. Por exemplo, quando espetamos o dedo em um agulha, a dor é o sinal que o tato envia ao cérebro. Este reage e envia a mensagem "tire o dedo" ao músculo. Essas mensagens correm a 385 km/h.
· O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.


Você é inteligente?


Entre os vários testes para medir a inteligência de uma criança, o Teste Terman é o mais usado. A execução de uma série de tarefas pode dar uma mostra de todas as funções intelectuais importantes em diversas faixas etárias. Algumas tarefas para uma criança de 5 anos são: desenhar um homem, fazer dobraduras de papel, copiar desenhos, descrever objetos que tenha visto.A idade mental é dividida pela idade cronológica e multiplicada por 100. Esse é o Quociente de Inteligência, o famoso QI.
Quem resolve, por exemplo, problemas que pelo menos metade das crianças de 9 anos acerta, tem a idade mental de 9 anos.

Uma criança normal tem um QI 100.Uma criança com QI superior a 130 é um gênio. Somente 1 em cada 200 crianças tem QI superior a 130 ou inferior a 70. O QI de metade das crianças está entre 90 e 110.

Unhas



· As unhas da mão crescem 1 centímetro a cada 28 dias, 4 vezes mais rápido do que as unhas do pé.
· As unhas da mão direita crescem com mais velocidade que as da mão esquerda.
· Considerando-se mãos e pés, cada pessoa corta, no decorrer da vida, em torno de 58 metros de unha. Se uma pessoa tivesse cortado as unhas dos pés e das mãos 2 vezes por mês, aos 30 anos teria acumulado 7 quilos de unhas.
· "Onicófago" é quem tem o hábito de roer unhas.

Mais Curiosidades
· O intestino delgado mede de 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metro, mas é 3 vezes mais largo. · Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio de urina, suor e respiração.
· O corpo é formado por 70% de água, que corresponde a metade de nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.


Batizando as partes do corpo humano

· O Comitê Federativo de Terminologia Anatômica é formado por 21 anatomistas que estudam mudanças nos nomes das partes do corpo humano. Eles foram eleitos por colegas de mais de 30 países para elaborar uma nova terminologia anatômica.· Desde 1895, quando foi aprovada a primeira nomenclatura oficial, os anatomistas buscam um consenso. A lista original já foi revisada, ampliada e modificada 4 vezes.
· O corpo humano precisa de cerca de 6 mil nomes para que todas as suas partes macroscópicas sejam descritas.

· A lista de novos nomes também quer acabar com os epônimos, termos que levam o nome do cientista que primeiro descreveu o órgão.
Muitos epônimos só sobrevivem em função de patriotadas teimosas, como o ligamento inguinal, na virilha. Ele é chamado de ligamento de Falópio pelos italianos conterrâneos de Falópio e de ligamento de Poupart pelos franceses.

Nome velho Nome novo
dedão do pé dedo grande do pé ou halux
dedo mindinho dedo mínimo ou 5º dedo
maçã do rosto zigomático
maxilar inferior mandíbula
pelos das axilas hircos
pelos do nariz vibrissas
pelos das orelhas trageos
pomo-de-adão proeminência larígea
rótula patela
tendão de Aquiles tendão calcâneo tendão calcâneo
trompa de Eustáquio tuba auditiva tuba auditiva

Articulações ou junturas
· Permitem a movimentação dos ossos em diferentes direções.
Células
· São as minúsculas partículas que formam nosso organismo. Executam as principais tarefas que nos fazem vivos: os glóbulos vermelhos transportam oxigênio, as células de gordura cuidam de nossas reservas de energia, os glóbulos brancos enfrentam doenças e outras eliminam detritos. · O óvulo é a maior célula humana.
· Existem 26 bilhões de células num recém-nascido e 50 trilhões num adulto.

Glândulas
· Elas fabricam substâncias que ajudam o corpo a funcionar. Por exemplo, as glândulas salivares produzem a saliva que usamos para a digestão; as glândulas endócrinas produzem hormônios que orientam diferentes partes do corpo em suas funções.

Ligamentos
· São estruturas do tecido fibroso que unem as articulações.

Músculos
· São os responsáveis pelos movimentos voluntários e involuntários do corpo. · O mais potente deles é o bíceps, que comanda os braços.
· Temos 639 músculos.
Tendões
· Ligam os músculos aos ossos.

Vísceras
· São os órgãos que ficam nas cavidades do tórax e do abdômen, como pulmões, fígado, baço, rins, rins, estômago e intestinos grosso e delgado, e que pertencem aos sistemas respiratório, digestivo e urinário. · Distribuem o alimento pelo organismo e removem a sujeira.

Calvície
· O senador Esperidião Amin tem uma alopecia total, resultado de uma doença infecciosa que teve aos 13 anos.
· Há décadas se descobriu que o principal componente da "fábrica" de cabelos é o folículo piloso, conhecido como raiz. A partir do quinto mês de vida, estão todos prontos para produzir 12 quilômetros de cabelos por ano.Verdades sobre a queda de cabelosA alimentação influi: quando saudável e equilibrada, é benéfica para todas as células do organismo, inclusive para as produtoras de cabelo. Pessoas subnutridas têm tendência a cabelos fracos e maior propensão à calvície.Doenças em outras partes do organismo, como sífilis, distúrbios hormonais e na glândula tireóide, também podem provocar quedas de cabelos.

Calcanhar-de-Aquiles
É uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Tétis segurou seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulha-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles tomou uma flechada em seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não havia sido banhado no rio por sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto franco de uma pessoa.

Sangue
· O corpo humano carrega cerca de 4 litros de sangue. Eles irrigam uma rede de 200 mil quilômetros de artérias, veias e capilares.
· A aorta é a maior artéria do corpo. Mede 5 centímetros de diâmetro e distribui o sangue em todas as partes do coração.
· O sangue circula a uma velocidade de 2 quilômetros por hora. Demora, portanto, 15 segundos para chegar de uma mão à outra e 2 segundos do quadril até o pé.

Ossos
· Nosso esqueleto tem 206 ossos. Num recém-nascido, são 300 ossos. Com o tempo, alguns ossos se fundem e formam um só.
· O fêmur, o osso da coxa, é o mais comprido do corpo humano. Numa pessoa de 1,80 metro, ele tem cerca de 50 centímetros. O menor osso, o estribo, fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.
· Os ossos representam 14% do peso de nosso corpo.· O desenvolvimento do esqueleto humano vai até os 22 anos. No macaco, vai até os 12 anos.· Um adulto normalmente tem 32 dentes, 16 em cada maxilar.
· A coluna vertebral tem 33 vértebras.

Coração
· O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. Funciona ao ritmo de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.
· O coração da mulher é um pouco mais acelerado; em 1 minuto, bate 8 vezes mais que o do homem. Nos recém-nascidos, bate 120 vezes por minuto.· Em 1 minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo e bombeia 400 litros de sangue por hora. Tem 2 movimentos: sístole e diástole. A sístole, quando se contrai, faz a distribuição do sangue. Na diástole, ele descansa.
· Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas.· É dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebem o sangue das veias; 2 ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.
· O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia.

Saliva

· A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida;
ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias.
· Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.
· Quando cuspimos, a saliva pode atingir uma velocidade de 170 quilômetros por hora.



O beijo em números

· Quando beijam, 97% das mulheres fecham os olhos. Apenas 30% dos homens fazem o mesmo.
· Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (doze dos lábios e dezessete da língua).
· O beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios.
· Uma pessoa troca, em média, 24 000 beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados) ao longo de sua vida.
· Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por três dias.
· Em cada beijo, os dois apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.

A Gripe Espanhola


Em 1918 a Gripe espanhola matou 20 milhões de pessoas em todo o Mundo. Nunca uma doença fez tanta vítimas num prazo tão curto. No Rio, a Gripe Espanhola deixou 350 mil doentes e produziu 12 mil cadáveres, que eram empilhados nas ruas e recolhidos por carroças da Cruz Vermelha. As funerárias não conseguiam fabricar caixões na mesma velocidade da doença e os mortos eram sepultados em grandes valas.
Entre os mortos uma vítima ilustre> logo após sua reeleição, o presidente da República Rodrigues Alves morreu de Gripe Espanhola. Em várias cidades do mundo, entre elas o Rio de Janeiro, autoridades determinaram toque de recolher para evitar concentrações em lugares públicos. A população se trancou em casa. Escolas, igrejas e lojas fecharam.
A doença era manchete dos jornais da época, deixando o noticiário da Primeira Guerra Mundial em segundo plano. As reportagens falavam da rapidez com que a doença atacava e matava - muitas vezs em menos de uma semana. Os sintomas eram os de uma gripe comum, mas em poucas horas os doentes tinham hemorragias , diarréia e febre alta. A infecção das vias respiratórias criava condições para que outras doenças surgissem, o que apressava a morte. Era assustador. E, se fosse hoje, poderia ser ainda mais, com a propagação do vírus favorecida pela rapidez dos vôosinternacionas.
Vírus mutante veio do porco

O vírus teria surgido da fusão total do vírus da gripe do porco com o vírus da gripe humana.
Neste tipo de combinação, os genomas se quebram e forma-se um ovo vírus, sem pedaços identificáveis de nenhum vírus que lhe deram origem. A fusão total é muito mais preocupante porque dá origem a um organismo contra o qual as pessoas não têm defesa. O resultado foi a disseminação da doença entre os soldados da Primeira Guerra Mundial. Daí para a população civil foi um pulo: em menos de um ano a Gripe havia se alastrado pelos cinco continentes.
A epidemia acabou do memso modo súbito que começõu. Deixou de saldo um crescente interesse médico pela epidemiologia e pelas pesquisas de vacinas. Mas, só em 1933, britânicos identificaram o vírus que acometera 50% da população mundial.
 
Fonte:"Jornal Extra - 13/04/2003" 
http://professorjarbasbio.com.br/Curiosidades.htm

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger