sábado, 6 de março de 2010

Vaga Lume

O vaga-lume ou pirilampo é um inseto bem interessante, com suas pequenas luzes piscando e se mexendo no céu é um inseto  coleóptero das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae, notório por suas emissões luminosas. Alimenta-se principalmente de lesmas e caracóis. A espécie mais comum no Brasil é a Lampyris noctiluca, na qual apenas os machos são alados.. A química nos ajuda a explicar essa luz própria..

.O vaga-lume acende e apaga porque tem óxido nítrico (NO), uma molécula muito simples formada por apenas um átomo de nitrogênio e um de oxigênio.


O nome pirilampo tem origem no grego, pyris (pyros)=calor, lampis= Luz. Vaga-lume, segundo o Dicionário da Academia, é eufemização de caga-lume, sinónimo de formação popular. São também conhecidos os nomes lampíride, lampírio, lampiro, lumeeira, lumeeiro, mosca-de-fogo, pirífora, salta-martim, salicu, luzicu, luznocu, cuaceso, culuminoso. Desses sinônimos, vários são brasileiros, alguns de origem lusitana.

Inclusive, o piscar do vaga-lume é parte do seu ritual de atração sexual...Assim, nem todos os vaga-lumes piscam igual: cada espécie tem um padrão específico de piscadas.

As piscadas do vaga-lume são uma forma de atração sexual! Enquanto muitos insetos se comunicam através de feromônios, os vaga-lumes atraem seus parceiros pelas piscadas.

Mas como vaga-lume acende e apaga? Qual é a origem da sua luz? O que acontece é o seguinte: no abdome deste curioso inseto há uma reação química que envolve as substâncias luciferina e luciferase na presença de oxigênio. Esta iluminada reação é a responsável pela luz dos vaga-lumes!

Estes compostos ficam em células especializadas, chamadas de fotócitos. Os cientistas já conheciam esta reação há bastante tempo.
Mas o que eles descobriram é que o óxido nítrico é a substância responsável pelo piscar do vaga-lume.

Para chegar a esta conclusão, eles realizaram um experimento, onde os vaga-lumes eram colocados em recipientes contendo este gás.
O que eles observaram foi que os vaga-lumes não apagavam mais, ou seja, não piscavam, ficavam acesos o tempo todo. Investigaram e verificaram que o óxido nítrico bloqueia o oxigênio da respiração das mitocôndrias, que são pequenas estruturas produtoras de energia nas células.
O oxigênio fica, então, disponível para a produção de luz através da reação onde a luciferina se transforma em luciferase.

Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br/mostraConteudo.action?nivel=m&codigoPagina=NOT1003010801.


Essa postagem é dedicada à Bióloga Karlla Patrícia

--------------------------------------------------

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger