sábado, 6 de março de 2010

A UFC e o ENEM - SISU

Nesta última semana a Universidades Federal do Ceará decidiu pela adoção do SISU - Sistema de Seleção Unificada que é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Particularmente eu não sou contra a sua utilização. Muitos jornais aqui de Fortaleza se mostraram contra e de certa forma sensacionalistas. Até mesmo alguns estudantes do Diretório Central dos Estudantes da UFC estão fazendo um Abaixo Assinado para tentar barrar essa decisão.

Creio que muitos estudantes de movimento de luta são radicais de uma forma extrema, esses partidos de esquerda radicais são muito alienantes. E claro temos que ver que a abertura das vagas para qualquer estudante do país vai acabar diminuindo a quantidade de alunos de cursinhos famosos que passam em medicina. Aqui em Fortaleza a dupla da mesma família FB/ARI é a que mais aprova, e também a que mais ganha com alunos. Eles certamente irão perder em propaganda nesses primeiros anos. O ENEM é uma prova muito mais bem elaborada que nossos vestibulares decorativos. Um aluna minha de escola estadual acaba de conseguir uma vaga em medicina na UFPI pelo SISU. Ela quase tira a nota máxima no ENEM. E claro que muito outros alunos poderão concorrer de forma mais igualitária com os grandes cursinhos. Creio que de alguma forma as faculdades acabem "vazando" alguma informação de seus vestbulares para grandes redes locais, sempre há quem conheça alguém.

Muito vai mudar a partir de agora, e mesmo com todas as vagas abertas para todo o Brasil (já não era assim? Qualquer um podia fazer o vestibular da UFC, só que agora não precisa vir ao Ceará para concorrer) E olhem pelo outro lado. Qualquer estudante do Ceará também vai poder se escrever no SISU para vagas em outras universidades. Sei que o povo cearense é estudioso e vai acabar ficando com a maior parte das vagas da UFC. Espero que a UECE também adote o SISU um dia.
--------------------------------------------------

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger