domingo, 3 de maio de 2009

Sobre a Gripe Suína

Sobre a Gripe Suína

Estados Unidos e México se encontram em uma situação delicada no que diz respeito à saúde pública. Uma nova doença já matou mais de 60 pessoas no México e já está se espalhando pelos EUA e pode chegar a outros países. Trata-se da gripe suína.

Contaminação da Gripe Suína

Como o próprio nome diz, a gripe suína normalmente afeta somente os porcos. Humanos não são afetados. Quando um caso acontece ele é causado quando as pessoas têm contato com animais ou objetos infectados circulando entre ambos.

Como ocorre a Gripe Suína

Neste caso de contaminação e vítimas fatais de várias pessoas no México aconteceu o seguinte: os humanos normalmente não são afetados por doenças exclusivas de animais, mas os porcos podem ser infectados por doenças humanas e de aves.

Cura da Gripe Suína

Um animal que por acaso hospedou em seu corpo os vírus das gripes dos humanos e das aves desenvolveu um novo vírus mutante bem mais forte, a gripe suína e que por enquanto não há cura.

Gripe Suína em humanos

Se um humano for contaminado pela gripe suína ele pode transmitir esse vírus para outros humanos. Os sintomas são semelhantes a de uma gripe comum, apenas foram constatados um aumento no grau de vômitos e de diarréia. O vírus que causa a gripe suína é o H1N1.

Gripe Suína no Brasil

Até o presente momento não foram registrados casos nem suspeitas da gripe suína em território nacional. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão sendo realizadas desde a última Sexta-feira (24), inspeções mais rigorosas em passageiros e bagagens vindas do México. O Ministério da Saúde disse em comunicado oficial, que todas as Secretarias Estaduais de Saúde estão intensificando o monitoramento de casos suspeitos de doenças respiratórias em estágios avançados.
Atualização em 29-04: O Ministério da Saúde confirma que o Brasil possui 2 casos suspeitos de terem a gripe suína e que monitora outras 36 pessoas. Os casos suspeitos estão em São Paulo e Minas Gerais.

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger