sábado, 8 de maio de 2010

Gabarito TD - 3º Ano - Maio 2010

. Eis as repostas prometidas, com um pouco de atraso! Abraços e bons estudos!

Gabarito TD 3º ano

. .

1. E
2. D
3. A
4. B
5. C

6. Discursiva
1ª) Qualquer espécie não cresce indefinidamente, mas para garantir o seu crescimento populacional deve ser capaz de se reproduzir e de manter um relacionamento desejável com o ecossistema. Essas condições devem ter sido preenchidas pelos pardais.
Com relação ao ecossistema, esse provê os recursos como alimento, água, abrigo; mas também se opõe ao crescimento populacional (resistência do meio) na medida em que nele existem predadores, parasitas, competidores, condições adversas de clima, escassez de alimento.

Assim sendo os pardais devem ter encontrado aqui condições adequadas à sua sobrevivência, disponibilidade de fontes de recursos alimentares ou terem sido mais habilidosos que as aves endêmicas na competição por alimento e espaço.
Também não devem ter encontrado inimigos naturais como predadores ouparasitas.

2ª) Seria necessária a compreensão do comportamento dessa ave para interferir no seu ciclo de vida; quer pela introdução (ou identificação de espécie que já existe localmente) de um agente causador de uma doença específica dessa espécie ou de algum predador para a ave adulta ou para os seus ovos.

7. C
8. C
9. B

10.Discursiva
A espécie C, ao ser introduzida no ambiente, manteve uma relação harmônica interespecífica com a espécie A, podendo ser uma protocooperação, que trouxe benefícios a ambas. Com a espécie B a espécie C manteve uma relação desarmônica interespecífica, como por exemplo a competição, o predatismo. Nessa relação a espécie C teve benefícios enquanto a espécie B teve prejuízo.

11.A
12.D
13.1+2=3
14.B

15.Discursiva
a) São as bactérias fixadoras e algumas cianobactérias. As plantas são as leguminosas.

b) Uma vez incorporado às plantas, o nitrogênio poderá vir a fazer parte de vários tipos de moléculas orgânicas, por vários processos de biossíntese. Algumas moléculas que possuem nitrogênio: aminoácidos das proteínas, as bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos (DNA e RNA) e ATP.

.

--------------------------------------------------

1 comentários:

ingrid disse...

Amsterdan continue assim fazendo TDS pra gente e colocando as respostas no blog adorei! vc é nota mil... beijos

BlogBlogs

 
Powered by Blogger