domingo, 9 de maio de 2010

Gabarito TD - 2º Ano - Maio 2010


Gabarito do TD de Revisão do 2º ano

. .
Olá meninos e meninas, eis aqui o gabarito do nosso último trabalho dirigido! Aproveitem e estudem!


01.E
02.A
03.
a) Na respiração, ocorre o processo de troca gasosa em nível dos alvéolos pulmonares, por difusão a hematose. Isso significa que o ar inspirado sendo mais rico em oxigênio e o sangue que passa pelos capilares nos alvéolos sendo mais rico em gás carbônico determinam que essa troca se dê em favor de um gradiente, sem gasto de energia. A função seria, portanto, a oxigenação do sangue.

b) Ocorre em todas as células do organismo em três etapas distintas: a primeira, glicólise, no citoplasma; a segunda o ciclo de Krebs, na matriz mitocondrial e a terceira, a cadeia respiratória, nas cristas mitocondriais. O processo se dá basicamente pela degradação da molécula de glicose para a obtenção de energia dos átomos de hidrogênio. São originadas nesse processo moléculas orgânicas, principalmente glicose, também transportada pelo sangue. Por outro lado, a respiração celular tem como produto o gás carbônico que é levado pelo sangue de volta para o pulmão para daí ser devolvido ao ar atmosférico.

04.B
05.A
06.C
07.
a) Uma dentre as razões abaixo:

• Aumento da capacidade de produção de enzimas;
• Aumento da capacidade de absorção de alimento;
• Aumento da capacidade de se alimentar.

b) O fígado produz a bile, que age como um detergente, emulsionando as gorduras e facilitando a ação das enzimas.

08.C
09.A
10.B
11.V-F-F-F-V
12.B
13.B

14.
a) a relação de causa e efeito se justifica pois o aumento do número de cigarros consumidos por ano no período 1920/1960 é acompanhado por um aumento sensível no número de mortes devidas a câncer de pulmão.

b) no período 1960/1980 a quantidade de cigarros fumados por ano se estabiliza; esse comportamento é acompanhado pelo número de mortes devidas a câncer, que também se estabiliza.

15.D
16.
a) As hemácias são produzidas na medula óssea vermelha.

b) A principal substância nas hemácias é a hemoglobina; o elemento essencial para a sua formação, proveniente da dieta, é o ferro.

c) A produção de hemácias é estimulada quando o indivíduo vai para regiões de grande altitude, com baixa pressão parcial de oxigênio.

17.C
.
--------------------------------------------------

6 comentários:

Caio Vieira disse...

Venho atenciosamente uma troca de links com meus blogs, para aumentar a popularidade e pagerank de ambos, espero uma resposta no email caiovvieira@gmail.com , já fico agradecido e espero que aceitem. Abaixo segue a lista com meus blogs
http://www.universovip.net/
http://tudodetudobr.com/
*http://blogdicasgratis.com/
*http://admusicas.blogspot.com/
http://www.fotosd.net/
http://downloadde.net/
http://pontodamulher.com/
http://www.blogdicas.com/
http://bubasuperblog.blogspot.com/

Patrick disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Animal em Risco disse...

Gostaria de uma parceria de banners! Dê uma olhada no meu blog!
O seu banner já está adicionado.

Equipe Animal em Risco
(www.animalemrisco.blogspot.com)
O Blog Selvagem!

U.R disse...

Olá, achei as matérias do seu blog muito interessante e como ótimas informações, parabéns. Também tenho um, e ficaria muito grato se trocássemos informação como seguidores.

Acesse: worldnovus.blogspot.com
Obrigado.

Ministério da Saúde disse...

Caro blogueiro,


A campanha de vacinação contra Influenza H1N1 foi prorrogada até 2 de junho. Gestantes, doentes crônicos, adultos de 20 a 39 anos e agora crianças de 6 meses a 5 anos devem se imunizar. A vacina contra o vírus que já matou mais de 2 mil brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil. Ela foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte.

Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Animal em Risco disse...

Adicione-me como parceiro, o seu banner já está no blog!

Equipe Animal em Risco
(www.animalemrisco.blogspot.com)
O Blog Selvegem!

BlogBlogs

 
Powered by Blogger