sábado, 14 de novembro de 2009

Por que chimpanzés não falam??

.

 Você pode nunca ter se perguntado isso, mas a questão é curiosa: afinal, se homens e chimpanzés compartilham mais de 99% dos genes, por que nós falamos e eles não?

A resposta pode ter sido encontrada por um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia que, em estudo publicado na Nature, ligam a capacidade de fala do homem a um único gene. .

.Estudos anteriores já haviam relacionado mutações no gene FOXP2 a distúrbios de fala e linguagem em humanos, daí a pista para investigar se ele seria um elemento decisivo para essa habilidade.

Utilizando células e tecido humanos e tecido do cérebro de chimpanzés, os pesquisadores constataram que mutações no FOXP2 durante sua evolução nas duas espécies mudaram a maneira como ele funciona. A composição dos aminoácidos das proteínas que o gene encontardo em humanos codifica mudou bastante à medida que a linguagem surgiu em homens modernos.

Isso significa que gene atua ligando e desligando diferentes genes em chimpanzés e humanos e explica porque o cérebro do nosso primo símio não nasce com os circuitos da fala.

As descobertas fornecem pistas sobre a evolução do nosso cérebro e podem apontar para possíveis tratamentos para distúrbios caracterizados pela disfunção na fala, como autismo e esquizofrenia. Além disso, elas devem ajudar a entender a evolução de outras habilidades humanas, como percepção, intuição e razão.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/por-que-chimpanzes-nao-falam-12112009-33.shl
.
--------------------------------------------------

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger