terça-feira, 28 de julho de 2009

Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?

Essa eu retirei de uma dica do twitter do Cisoxp. Vejam como é interessante e se quiserem, coloquem o seu ponto de vista nos comentários!

A insistência dos crentes em impor sua crença pessoal como fato histórico e científico tem gerado ao longo dos anos um certo medo e respeito não merecido por partes das pessoas. No último dia 25 de Julho, no programa Você é Curioso? da rádio Bandeirantes, um biólogo foi convidado para responder à questão “quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha”.


O biólogo explicou que foi o ovo porque a galinha é descendente evolucionárioa dos répteis que já botavam ovos. Até ai, tudo bem. O problema foi que logo após essa explicação o apresentador do programa leu a seguinte nota:
Gostaríamos de dizer que essa é a explicação da ciência. Existe outra explicação que é a religiosa, que diz que todos os animais nasceram juntos quando Deus criou o Mundo…Então está ai as duas explicações.
O problema com essa nota é que não existe duas explicação para essa questão. Não é necessário dar explicões aos possíveis ouvintes religiosos fundamentalistas disso ou daquilo com medo que sua fé pessoal seja atingida. O que temos é uma explicação cientifica e uma crença religiosa. A primeira apresenta evidência, estudos e um raciocínio lógico para sua explicação. E por isso merece ser chamado de explicação. A outra não. A religião oferece tão somente… fé. E uma fé cega que ignora mais de 100 anos de investigação e descobertas científicas.

Será que todos os apresentadores de rádio, televisão, repórteres, políticos etc, vão ter que ter medo e vão “ler notas” toda vez que falarem sobre a Teoria da Evolução de Charles Darwin?
Estarei sendo exagerado? Acho que não. Será que alguém ao falar sobre a forma redonda da Terra, a liberdade individual, a igualdade de diretos da mulheres e homens ou que a causa das doenças são vírus e bactérias vai ler “notas” lembrando que essas são opiniões do mundo dos homens e que a religião “tem outras explicações”. Afinal, o mesmo livro que diz que Deus criou todos os seres vivos também diz que a Terra é plana, que a escravidão de seres humanos é algo normal, que os homens são criaturas superiores as mulheres e que a causa das doenças são castigos divinos. Por coerência, todos teriam que ler notas explicativas toda vez que um desses assuntos fossem abordados, não? Porque ao se falar de evolução se tem que ler “notas” e para os outros assuntos não é necessário?
Sem medo, por favor
Fonte: http://obruxodesantos.haaan.com/?p=251
.
--------------------------------------------------


Blog Biologia - Danbio - Seu blog site de biologia - bio blog - blog template biologia - blog de biologia

0 comentários:

BlogBlogs

 
Powered by Blogger